Topo

Filme indonésio "Um Homem Adorável" fala sobre travesti que é pai

Cena de "Lovely Man" - Divulgação
Cena de "Lovely Man" Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

02/10/2012 14h00

Existe um conflito que se estende ao longo de "Um Homem Adorável", que integra a seleção do Festival do Rio: a briga entre o cinema independente e o melodrama tradicional. Teddy Soeriaatmadja ousa ao eleger um travesti como protagonista de um filme na Indonésia, o país que mais abriga muçulmanos no mundo.

Ele elege o submundo como cenário, seus habitantes como heróis e, de quebra, ainda tira literalmente o véu de uma das personagens principais.

A trama é simples: uma filha parte em busca do pai que a abandonou quando criança, mas o diretor conduz a história com maneirismos de um certo cinema indie que se espalhou mundo afora.

A câmera naturalista, com imagens desfocadas, cumpre sua função plástica, cria cenas bem bonitas, mas a trilha sonora minimalista força uma melancolia que já parecia inerente ao material.

No entanto, a ousadia da proposta e a embalagem alternativa encontram um roteiro que, na maioria das vezes, não sabe como fugir de lugares comuns. A estrutura é de novelão, onde o acerto de contas entre pai e filha convive até com uma subtrama de suspense. Mas o filme guarda um trunfo, que garante sua particularidade:  nada abala a química entre Donny Damara e Raihaanun, ambos ótimos, sem excessos, exatos na criação de uma relação entre personagens que eram apenas sombras um para o outro.

Damara ganhou o prêmio de melhor ator no Asian Film Awards, uma espécie de Oscar que premia apenas filmes asiáticos. O longa ainda concorreu em duas categorias, inclusive melhor diretor. O filme não é inédito no país. Já havia sido um dos destaques do Traffic, festival de cinema asiático que aconteceu em São Paulo em agosto.


Um Homem Adorável (Lovely Man) / (Lovely Man), Diretor: Teddy Soeriaatmadja. Indonésia, 2011. 76 min. Mostra: GAY. Leg Elet Português. 16

2/10/2012 - Est Sesc Botafogo 1 - 23:59 - BT138

3/10/2012 - Est Vivo Gávea 4 - 19:30 - GV430

6/10/2012 - Est Sesc BarraPoint 1  - 15:20 - BP042

* A programação é de responsabilidade da organização do Festival do Rio 2012. É recomendável checar horários e lotação no site oficial do evento ou nos telefones de informação listados.