Com homenagem a cineasta russo Tarkóvski, programação da Mostra de SP é divulgada
A 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo teve a programação divulgada neste sábado (6), após coletiva realizada no Cine Sesc, na zona oeste da capital paulista. Em 2012, o festival presta homenagem ao russo Andrei Tarkóvski, com a reprodução de toda a obra do diretor, morto em Paris em 1986, aos 54 anos. Haverá também filmes inspirados ou que falem sobre o cineasta, que influenciou, entre outros, o sueco Ingmar Bergman.
O encerramento contará com "Frankenweenie", a mais recente animação de Tim Burton. Outro destaque será o clássico "Nosferatu", do diretor alemão F.W. Murnau, que vai ser exibido em apresentação especial no dia 2 de novembro no Parque do Ibirapuera acompanhado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e Coral. O longa será mostrado para celebrar os cem anos da morte de Bram Stoker, o idealizador do vampiro Drácula.
O festival começa no dia 18 de outubro, com a cerimônia de abertura e a exibição do filme chileno "No", de Pablo Larraín, sobre a campanha de Augusto Pinochet durante o plebiscito ocorrido no países para definir se o político permaneceria ou não no cargo de presidente. O longa foi uma das atrações do Festival de Cannes em 2012.
O público poderá conferir os filmes a partir do dia seguinte (19) até 2 de novembro. Ao todo, serão 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em 28 espaços como salas de cinema, museus e instituições culturais de São Paulo. As produções serão divididas em cinco seções, uma delas competitiva: "Competição Novos Diretores", que traz filmes de diretores com, no máximo, dois longas lançados comercialmente;
A "Mostra Brasil" leva longas inéditos na capital paulista, enquanto as "Apresentações Especiais" reúnem clássicos ou as produções dos homenageados pelo evento. Já "Perspectiva Internacional" traz longas recentes no cenário internacional e "Retrospectivas" mistura obras completas ou não, de cineastas famosos ou não.
TRAILER DE FRANKENWEENIE, FILME A SER EXIBIDO NA MOSTRA
Homenagens
Além de Tarkóvski, um dos homenageados será o japonês Minoru Shibuya (1907-1980), cuja obra foca principalmente em pessoas comuns, no formato de dramas sociais e comédias. Filmes como "O Rabanete e a Cenoura" (1945), "Um Bom Homem, Um Bom Dia" (1961) e "O Paraíso dos Bêbados" (1962).
O trabalho de Sergei Loznitsa, célebre por seus documentários, também será celebrado nesta 36ª Mostra. O diretor cumpre agenda na capital participando de debates e apresentando seus filmes. Sua obra completa, composta por 14 títulos como "Na Neblina", será exibida no festival.
Leon Cakoff, idealizador do evento e falecido em 2011 por conta de um câncer de pele, dará o nome a um prêmio que será entregue aos diretores Abbas Kiarostami e Domingos de Oliveira, além da atriz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.