Com strippers masculinos, "Magic Mike" traz reflexão frouxa sobre crise econômica
O retorno aos palcos de Dallas, um ex-stripper que agora gerencia uma espécie de “Clube das Mulheres”, lança uma questão para quem assiste ao longa "Magic Mike": será que o diretor Steven Soderbergh fez este filme como uma homenagem a Matthew McCounaghey?
O ator, que começou como uma promessa e colaborando com diretores como John Sayles, direcionou boa parte de sua carreira a construir um corpo plastificado, desses que fazem sucesso em casas de strip-tease. E a cena em questão parece uma comemoração de sua vitória nesse quesito.
Mas Soderbergh, um diretor de altos e baixos, apesar de claramente celebrar McCounaghey, utiliza o universo dos strippers para investigar o período de crise financeira que atingiu o americano médio. Dallas nem é o protagonista de “Magic Mike”, filme que integra a seleção do Festival do Rio 2012. Este posto é ocupado por Mike, o Magic do título, um jovem idealista cujo sonho é construir móveis de qualidade, mas que, enquanto não consegue abrir o próprio negócio, usa o corpo malhado e depilado para juntar dinheiro.
Neste sentido, “Magic Mike” é um filme sobre a construção do sonho, que trata a profissão do protagonista como uma alternativa encontrada por jovens com ele -- e alguns não tão jovens assim -- para enfrentar a recessão. A cena em que Mike vai ao banco em busca de um empréstimo deixa clara a posição de Soderbergh: o diretor faz questão de se mostrar ao lado dos mais fracos e oprimidos diante da perversidade de um sistema em colapso, onde as instituições fazem de conta que continuam imunes à crise.
Um discurso idealista que evoca clássicos de Hollywood, mas que nos dias de hoje, além de ingênuo demais, não oferece muito ao debate. Os personagens frouxos não ajudam a dar credibilidade ao roteiro e mesmo quando alguns atores tentam dar um diferencial para seus papéis esbarram num julgamento que o próprio filme faz de suas crias.
Se “Magic Mike” é uma releitura pretensamente atualizada de filmes dos anos 30 e 40 que ofereciam reservas morais em períodos de crise, Soderbergh parece patinar em sua proposta, já que a única modernização de discurso é colocar musculosos seminus no palco.
VEJA TRAILER EM INGLÊS DE "MAGIC MIKE"
SAB (6/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4 [KL034]
SAB (6/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4 [KL036]
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