Cineasta Bernardo Bertolicci receberá prêmio da Academia de Cinema Europeu
A Academia de Cinema Europeu vai homenagear o cineasta italiano Bernardo Bertolucci com um prêmio pelo conjunto de sua obra. As informações são do site da revista "The Hollywood Reporter". A homenagem será realizada na cerimônia de premiação realizada pela academia, no dia 1º de dezembro.
Bertolucci, 71, recebeu nove Oscars pelo filme "O Último Imperador" (1987), além de três prêmios BAFTA, um César, nove David di Donatello e um prêmio especial do júri na primeira premiação da Academia de Cinema Europeu, em 1988.
Bertolucci começou sua carreira como assistente de direção de Pier Paolo Pasolini em "Accattone" (1961), antes de dirigir seu primeiro filme, "La Commare Secca" (1962), aos 21 anos.
Seu segundo filme, "Antes da Revolução" (1964), foi aclamado pela crítica. Sua primeira indicação ao Oscar veio com "O Conformista" (1970), que venceu o prêmio italiano David di Donatello.
Em 1972, "O Último Tango em Paris", com Marlon Brando e Maria Schneider, recebeu mais duas indicações ao Oscar. Seu épico "1900", com Robert de Niro, Gérard Depardieu e Burt Lancaster, ajudou a assegurar o lugar de Bertolucci entre os principais cineastas da época, antes do sucesso de "O Último Imperador".
Seu último filme, "Io e Te", foi exibido fora da competição no Festival de Cannes 2012.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.