Topo

Mostra CineBH começa nesta quinta (18) com homenagem ao diretor francês Leos Carax

Diretor Leos Carax divulga "Holy Motors" no 65º Festival de Cinema de Cannes (23/5/12) - Pascal Le Segretain/Getty Images
Diretor Leos Carax divulga "Holy Motors" no 65º Festival de Cinema de Cannes (23/5/12) Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 10h08

A 6ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte começa nesta quinta-feira (18). O evento acontece até 23 de outubro no Grande Teatro do Sesc Palladium, com 126 filmes nacionais e internacionais na programação, que é oferecida gratuitamente ao público.

A 6ª Mostra CineBH fará uma homenagem ao cineasta francês Leos Carax. O diretor de “Os Amantes da Pont-Neuf” terá uma retrospectiva completa em película de seus longas, como “Tokyo!” (filme dirigido em parceria com Joon-hoBong e Michel Gondry) e sua mais recente produção “Holy Motors”, premiado no último Festival de Cannes.

O mexicano Nicolas Pereda terá uma retrospectiva inédita de sua obra, incluindo a exibição em película de seu último filme, “Los Mejores Temas”, que estreou no último Festival de Locarno. O diretor participará de um debate sobre seu processo criativo e as particularidades de sua filmografia.

Para a abertura do evento, a produtora mineira Teia preparou em parceria com o grupo O Grivo um Cine-Concerto a partir das imagens dos filmes realizados pela produtora nos seus dez anos de existência.

Cinco longas representativos da carreira de cada diretor do grupo serão exibidos na mostra. Filmes como “O Céu Sobre os Ombros” (2010), de Sérgio Borges; “Girimunho” (2011), de Helvécio Marins Jr  e Clarissa Campolina; e “A Falta que me Faz” (2009), de Marília Rocha, estão na retrospectiva.

Entre os longas brasileiros da programação, os destaques ficam por conta do mais recente filme de Bruno Safadi, “Éden”, projeto viabilizado pelo prêmio do Brasil CineMundi, e “O Que Se Move”, de Caetano Gotardo, um dos principais filmes do último Festival de Brasília. Já a programação internacional trará os novos filmes de Frederick Wiseman, “Crazy Horse”, e de William Friedkin, “Killer Joe”, que concorreu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza.