Topo

Depois de "Avenida Brasil", Alexandre Borges vai à Mostra de São Paulo e recomenda "Elena"

O ator Alexandre Borges foi à exibição do documentário "Elena", de Petra Costa, na Mostra de São Paulo 2012 (20/10/2012) - Marcos Ribas/Photo RioNews
O ator Alexandre Borges foi à exibição do documentário "Elena", de Petra Costa, na Mostra de São Paulo 2012 (20/10/2012) Imagem: Marcos Ribas/Photo RioNews

Do UOL, em São Paulo

21/10/2012 11h51

Na noite deste sábado (20), um dia depois do capítulo final de "Avenida Brasil", Alexandre Borges, o Cadinho da novela das nove da Rede Globo, foi à Mostra de São Paulo assistir à sessão de "Elena", de Petra Costa. Borges está listado nos créditos como uma das pessoas a quem a diretora, premiada no Festival de Brasília em agosto, agradece. O ator é amigo pessoal dela e conviveu com a atriz que dá nome ao filme no grupo mineiro Boi Voador.

Documentário poético e afetivo, "Elena" mostra a busca pessoal de Petra por respostas para a morte de sua irmã mais velha Elena, no início dos anos 1990, depois de ingerir remédios e bebida alcoólica. Na época, a família morava em Nova York, nos Estados Unidos, e a atriz, que estudava teatro enquanto os pais trabalhavam e a irmã mais nova fazia colégio, sofria de depressão.

Foi a primeira vez que Borges assistiu ao filme. Em entrevista ao UOL, ele disse que mais do que emocionado pelo reencontro com a amiga morta ficou feliz pela realização de Petra. "Eu convivi com elas, fui ao sítio da família, vi Petra pequenininha, então, tudo isso conta muito", disse. "Mas por outro lado fiquei feliz de ver que ela realizou uma obra consistente, uma narrativa poética com ótima direção e imagens muito bonitas. Ela conseguiu realizar essa busca."

Avenida Brasil

Sobre a novela, Borges diz que mais esse trabalho foi concluído e não pretende, por enquanto, voltar ao papel de Cadinho, embora tenham surgido conversas sobre um seriado para o núcleo cômico . "São oito meses de trabalho intenso", disse ele. "E embora a gente crie um laço com as pessoas é legal ir para outros trabalhos."

Na agenda de Borges para o futuro, há uma peça de teatro e um recital de poesias de Fernando Pessoa. 

TRAILER DO FILME "ELENA"

 


Serviço

"Elena", de Petra Costa (Brasil)

Quando: Domingo (21), às 18h20
Onde: Sala Cinemateca - Sala Petrobras - largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino (sessão 234)

Quando: Segunda (22), às 16h20
Onde: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 5 - rua Frei Caneca, 569, Consolação (sessão 303)