Topo

Filme israelense ganha prêmio do júri na Mostra; "O Som ao Redor" é melhor brasileiro

Cena do filme "Preenchendo o Vazio", de Rama Burshtein, escolhido como melhor longa de ficção pelo júri da Mostra - Divulgação
Cena do filme "Preenchendo o Vazio", de Rama Burshtein, escolhido como melhor longa de ficção pelo júri da Mostra Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 21h57

A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi oficialmente encerrada na noite desta quinta (1), com uma cerimônia no Cinesesc.

Na ocasião, foram anunciados os vencedores do Troféu Bandeira Paulista, que participaram da Competição Novos Diretores. "Preenchendo o Vazio" (Israel), de Rama Burshtein, ficou com o prêmio na categoria ficção enquanto "We Came Home" (EUA/Afeganistão), de Ariana Delawari , foi escolhido melhor documentário. O ator Edin Hasanovic recebeu uma menção honrosa pelo filme "O Peso da Culpa", de Lars-Gunnar Lotz.

Os vencedores foram escolhidos por júris especializados entre os 24 títulos (nove documentários e 15 longas de ficção) mais votados pelo público entre todos os títulos da seção "Competição Novos Diretores".

O júri de documentários foi formado pelo crítico e diretor do Festival É Tudo Verdade, Amir Labaki; as produtoras Denise Gomes e Suzana Amado; o diretor Sergio Machado e o diretor de projetos nativo-americanos do Festival de Sundance, N. Bird Runningwater. O ator Burghart Klaussner; os diretores Cao Hamburger e Danis Tanovic; o produtor e diretor Jan Harlan e a diretora do Tokyo FILMEX, Festival de Cinema Internacional, Kanako Hayashi, integraram o júri de ficção.

  • Divulgação

    Cena do filme "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Prêmio Itamaraty de melhor ficção brasileira

Também foram anunciados os vencedores do Prêmio Itamaraty: "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido como melhor longa de ficção brasileiro e recebe R& 50 mil, e "Francisco Brennand", de Mariana Brennand Fortes, que ficou com o prêmio de melhor documentário brasileiro e um valor de R& 35 mil.

Outros prêmios anunciados esta noite foram os do público: "No", de Pablo Larraín (Melhor Longa Estrangeiro de Ficção); "We Came Home", de Ariana Delawari (Melhor Documentário Estrangeiro); "Colegas", de Marcelo Galvão (Melhor Longa Brasileiro de Ficção); e "Sementes do Nosso Quintal", de Fernanda Heinz Figueiredo (Melhor Documentário Brasileiro).

A crítica de cinema de São Paulo escolheu "A Bela que Dorme", de Marco Bellochio, como melhor longa da programação deste ano, e a Associação Brasileira dos Críticos de Cinema ofereceu pela primeira vez o Prêmio Abraccine ao melhor filme da Mostra Brasil - Competição, que ficou com "Francisco Brennand", de Mariana Brennand Fortes.

A atriz italiana Claudia Cardinale, 74, uma das convidadas mais aguardadas desta edição da Mostra, recebeu o prêmio Leon Cakoff.

Depois da premiação, foi exibida a pré-estreia da animação "Frankenweenie", novo filme de Tim Burton.

Veja a lista completa de premiados:

PRÊMIOS DO JÚRI

Ficção
"Preenchendo o Vazio" (Israel), de Rama Burshtein

Documentário
"We Came Home" (EUA/Afeganistão), de Ariana Delawari 

Menção honrosa
Edin Hasanovic, ator do filme "O Peso da Culpa" (Alemanha), de Lars-Gunnar Lotz

PRÊMIO ITAMARATY

Ficção brasileira
"O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho

Documentário brasileiro
"Francisco Brennand", de Mariana Brennand Fortes

PRÊMIOS DO PÚBLICO

Melhor Longa Estrangeiro de Ficção
"No" (Chile/França/EUA), de Pablo Larraín

Melhor Documentário Estrangeiro
"A Copa Esquecida" (Itália), de Lorenzo Garzella e Filippo Macellon

Melhor Longa Brasileiro de Ficção
"Colegas", de Marcelo Galvão

Melhor Documentário Brasileiro
"Sementes do Nosso Quintal", de Fernanda Heinz Figueiredo

PRÊMIO DA JUVENTUDE

Melhor filme estrangeiro
Tenho 11 anos (Austrália, Marrocos, Bulgária, Holanda etc.), de Genevieve Bailey

Melhor filme brasileiro
"Colegas", de Marcelo Galvão

PRÊMIO DA CRÍTICA
"A Bela que Dorme" (Itália/França), de Marco Bellochio

Menção honrosa
"Perder a Razão" (Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça), de Joachim Lafosse

PRÊMIO ABRACCINE
"Francisco Brennand", de Mariana Brennand Fortes

PRÊMIO LEON CAKOFF
Claudia Cardinale