Topo

Atriz de 14 anos conta como incorpora personagem amaldiçoada em "Possessão"

Cena do filme de terror "Possessão", do cineasta dinamarquês Ole Bornedal, que estreia nesta sexta-feira (2) nos cinemas brasileiros - Divulgação / Paris Filmes
Cena do filme de terror "Possessão", do cineasta dinamarquês Ole Bornedal, que estreia nesta sexta-feira (2) nos cinemas brasileiros Imagem: Divulgação / Paris Filmes

Ian Spelling

Do Hollywood Watch

03/11/2012 05h00

Natasha Calis é uma atriz canadense de 14 anos que tem entre seus créditos as minisséries “Impacto” (2008) e “Alice” (2009), a fantasia independente “Donovan’s Echo” (2011) e um papel regular na série de televisão de curta duração “The Firm” (2012). Por telefone de sua casa na Colúmbia Britânica, ela soa tanto profissional quanto empolgada como uma menina ao discutir “Possessão”.

“O filme trata de uma criança possuída e isso vai apavorar algumas pessoas, porque é um conceito muito, muito assustador", diz ela. "Você tem a luta da família, e é sobre uma criança, então, acho que os adultos com filhos ficarão apavorados.”

O filme lançado em 31 de agosto nos Estados Unidos, baseado em uma história real e levado às telas pelo diretor dinamarquês Ole Bornedal, apresenta Calis como Emily Brenek. Emily compra inocentemente uma velha caixa de aparência exótica em um bazar de garagem, e logo pessoas começam a morrer.

O que Emily comprou foi uma caixa dibbuk, e agora ela está possuída por um espírito demoníaco. Os pais divorciados de Emily (Jeffrey Dean Morgan e Kyra Sedgwick) unem forças para salvar sua filha empregando tanto ciência médica quanto religião –o cantor de reggae Matisyahu interpreta um rabino exorcista– enquanto a janela para livrar Emily do espírito maligno começa a se fechar.

A atriz passa grande parte de “Possessão” gritando, chorando, correndo e/ou contorcendo seu corpo. Ela descreve a experiência de fazer tomada após tomada desses momentos como sendo “emocional e fisicamente desgastantes” e dá crédito a Bornedal por guiá-la no processo.

“Para as cenas de possessão, Ole realmente ajudou a tirar aquela Emily de mim", diz Calis. "Ele me puxava de lado entre as cenas e me preparava para o que estava prestes a acontecer. E dava alguns minutos antes de cada cena para que eu me preparasse mentalmente.”

Calis divide muitas de suas cenas em “Possessão” com Morgan. O ator passou um tempo dentro e fora do set com Calis para conhecê-la melhor e formar um laço. Ela acredita que o esforço dele valeu a pena.

“Foi muito importante e ficou muito bom diante das câmeras, a química entre os personagens, isso por causa da química entre os atores", explica a atriz. "Jeff e eu tínhamos, todos nós tínhamos –Kyra Sedgwick, que interpreta minha mãe, e Madison Davenport, que interpreta minha irmã. Eu acho que dá para ver com isso fica evidente na tela com todo mundo.”

Calis ainda não assistiu “Possessão” acompanhada de uma plateia. Mas ela assistiu o filme recentemente em uma sala de projeção com sua mãe e sua agente. Se o público reagir como a mãe dela, “Possessão” pode vir a ser um dos “bons”.

“Olhei para minha mãe em um momento durante a projeção e ela estava abraçando os joelhos contra o peito", descreve a atriz." Alguns momentos a pegavam desprevenida e ela gritava, então começava a rir. Eu disse: ‘Mãe, do que você está rindo? Não é uma comédia'. E ela disse: ‘Não, eu estou rindo de mim mesma, porque estou muito assustada’. E eu disse: ‘Ah, entendi’.”

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "POSSESSÃO", DE OLE BORNEDAL