Topo

"Heleno" concorre a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Rodrigo Santoro no filme "Heleno" - Divulgação
Rodrigo Santoro no filme 'Heleno' Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 20h03Atualizada em 07/11/2012 22h54

Dirigido por José Henrique Fonseca, "Heleno" está na disputa por uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O filme foi inscrito pelos produtores na última hora. 

De acordo com Ana Maria Bahiana, correspondente do UOL em Los Angeles e integrante da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, "Heleno" deve passar pelo crivo do Comitê de Filme Estrangeiro, este ano liderado pelo russo Serge Rahklin, que vai confirmar todos os dados necessários para a qualificação: a nacionalidade, a duração, o idioma ou idiomas falados e, muito importante, a data de exibição no pais de origem. 

O processo pode demorar até uma semana entre a data da inscrição e a entrada na lista oficial de exibições qualificadoras - o prazo terminou dia 2. Passado por essa peneira, o produtor marca uma projeção do filme, alem de providenciar o envio de Dvds para os votantes.  "Heleno" será exibido para os associados no dia 12 de novembro, às 10h. 

TRAILER DE "HELENO"

Outro filme brasileiro, "O Som ao Redor", de Kléber Mendonça, também estaria tentando se inscrever nos Globos, mas ainda não teve os dados qualificatórios confirmados. 

Globo de Ouro ainda não tinha brasileiros inscritos 

Bahiana faz parte do comitê organizador dos Globos de Ouro, concedidos pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, tradicional na comunidade de entretenimento norte-americana e considerado um dos principais termômetros do Oscar. O prazo de inscrição havia sido estendido para 2 de novembro, até então, não havia nenhuma inscrição de filme nacional. Com exceção do Brasil, a maioria dos filmes escolhidos por seus países para o Oscar já foi apresentado também para os votantes dos Globos de Ouro. Além de outros títulos dos mesmos países, já que o regulamento permite. 

A jornalista disse se sentir envergonhada com a falta de atitude dos produtores. "Não sei se é ignorância ou descaso ou incompetência", diz ela. "Para concorrer aos Globos, o filme tem que ser inscrito diretamente pelo produtor e exibido de alguma forma para nós. É um processo super simples, que não depende de endosso de Ministério da Cultura ou coisa parecida. Não há limite de títulos por país."

Em 2011, enquanto os belgas tinham "Gamin au Velo", os espanhóis, "La Piel Que Habito", os chilenos, "Violeta Vai Ao Céu", e os iranianos, o vitorioso "A Separação", o Brasil tinha "Bruna Surfistinha". 'Tropa de Elite 2" foi inscrito, mas acabou desqualificado por ter estreado no Brasil fora do prazo.

O anúncio das indicações será na quinta-feira, 13 de dezembro. A cerimônia de entrega será realizada no dia 13 de janeiro, em Los Angeles, em um hotel tradicional do bairro de Beverly Hills. A rede norte-americana NBC fará a transmissão ao vivo, a partir das 17h locais (21h de Brasília).