"Xingu" e "O Som Ao Redor" concorrem com "Heleno" a indicação ao Globo de Ouro
Mais dois filmes brasileiros entraram na disputa por uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira: "Xingu", de Cao Hamburger, e "O Som ao Redor", de Kléber Mendonça. Junto com "Heleno", de José Henrique Fonseca, anunciado na quarta-feira (7), ambos estão qualificados.
Prêmio concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro tem tradição na comunidade de entretenimento norte-americana e é considerado um dos principais termômetros do Oscar.
Para concorrer aos Globos, o filme tem que ser inscrito diretamente pelo produtor e exibido de alguma forma para os associados. É um processo simples, que não depende de endosso de Ministério da Cultura ou coisa parecida. Não há limite de títulos por país.
Com exceção do Brasil, a maioria dos filmes escolhidos por seus países para o Oscar já havia sido apresentado também para os votantes dos Globos de Ouro. Além de outros títulos dos mesmos países, já que o regulamento permite.
Em 2011, enquanto os belgas tinham "Gamin au Velo", os espanhóis, "La Piel Que Habito", os chilenos, "Violeta Vai Ao Céu", e os iranianos, o vitorioso "A Separação", o Brasil tinha "Bruna Surfistinha". 'Tropa de Elite 2" foi inscrito, mas acabou desqualificado por ter estreado no Brasil fora do prazo.
O anúncio das indicações será no dia 13 de dezembro. A cerimônia de entrega ocorre em 13 de janeiro, em Los Angeles, em um hotel tradicional do bairro de Beverly Hills. A rede norte-americana NBC fará a transmissão ao vivo, a partir das 17h locais (21h de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.