Topo

Laura Cardoso é homenageada no Festival de Vitória; evento segue até sábado (10)

Laura Cardoso recebe homenagem no Festival de Vitória (8/11/2012) - Claudio Postay/Divulgação
Laura Cardoso recebe homenagem no Festival de Vitória (8/11/2012) Imagem: Claudio Postay/Divulgação

Do UOL, no Rio

09/11/2012 16h43

Na noite desta quinta-feira (8), o Festival de Vitória homenageou a atriz Laura Cardoso. Aos 85 anos, com mais de seis décadas de carreira e 20 longas-metragens no currículo, a atriz foi ovacionada pelo público que lotou a sala de cinema da Estação Porto, montada especialmente para o festival, no Centro de Vitória.

Com a voz embargada e muito emocionada, sua única palavra para a plateia, que se levantou para aplaudi-la mais de uma vez, foi “obrigada”. O troféu Marlin Azul foi entregue por Lucia Caus, diretora do festival. Laura Cardoso também ganhou uma joia com as cores do estado do Espírito Santo, criada para a ocasião pela designer capixaba Carla Buaiz. Os atores Emílio Orciollo Netto e Bel Kutner foram os mestres de cerimônia da noite.

Logo após a homenagem, foram apresentados “A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças”, primeiro filme dirigido por Jackson Antunes, e o longa “A Cidade é Uma Só?”, de Adirley Queiroz (DF) e mais seis curtas-metragens: “Câmara Escura”, de Marcelo Pedroso (PE); “Realejo”, de Marcus Vasconcelos (SP); “Linear”, de Amir Admoni (SP); “Dia Estrelado”, de Nara Normande (PE); “Primas”, de Salomão Santana (CE) e “A Dama do Estácio”, de Eduardo Ades (RJ).

Em seis dias de festival – o evento segue até este sábado (10) –, 94 filmes (87 curtas e 7 longas) serão exibidos. Dois longas que estão fora de competição encerram a programação: “A Mulher de Longe”, de Luiz Carlos Lacerda, e “Era Uma Vez Eu”, de Marcelo Gomes. A cerimônia de encerramento contará com o show dos Titãs, que completam 30 anos em 2012.

 Veja a lista de longas-metragens que concorrem ao Troféu Marlin Azul de Melhor Filme:
“A Cidade É Uma Só?” (DF, DOC/FIC, 73’) – Direção: AdirleyQueiróz
“Esse Amor Que Nos Consome” (RJ, FIC, 80’) – Direção: Allan Ribeiro
“O Que Se Move” (SP, FIC, 97’) - Direção: Caetano Gotardo
“O Som Ao Redor” (PE, FIC, 131’) – Direção: Kleber Mendonça Filho
“Strovengah” (RJ, FIC, 88’) – Direção: André Sampaio