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Mulheres são alvo da estratégia de marketing de "Amanhecer - Parte 2", diz CEO da Paris Filmes

Imagem de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" mostra Bella (Kristen Stewart) entregando para a filha, Renesmee (Mackenzie Foy), um relógio de bolso - Divulgação
Imagem de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" mostra Bella (Kristen Stewart) entregando para a filha, Renesmee (Mackenzie Foy), um relógio de bolso Imagem: Divulgação

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

13/11/2012 05h00

Na última parte da saga “Crepúsculo”, "Amanhecer – Parte 2", que estreia no dia 15 de novembro, a protagonista Bella Swan (Kristen Stewart) alcança a maturidade. Já casada com seu grande amor, o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson), ela agora tem uma filha, Renesmee (Mackenzie Foy), e deve protegê-la dos terríveis Volturi, que não aprovam crianças concebidas entre mortais e vampiros. Outras jovens maduras como Bella, milhões delas, serão maioria entre o público que irá até as salas de cinema para acompanhar o desfecho dessa história, explica o CEO da Paris Filmes, Marcio Fraccaroli, responsável pela distribuição de “Crepúsculo” no Brasil.

Trailer legendado de "Amanhecer - Parte 2"

Em entrevista por telefone ao UOL, Fraccaroli contou que todas as estratégias de marketing são voltadas para elas, que se identificam mais com a história de amor. “As fãs vêm acompanhando Edward e Bella desde o primeiro filme e essa será a última vez que poderão viver esse amor. A estratégia tem foco na mulher”, disse ele, que ainda explicou que as ações são feitas por meio dos fã-clubes.

Segundo ele, o Brasil está, ao lado de China e Rússia, entre os países que mais vendem ingressos para os filmes da saga. Para Fraccaroli, "o Brasil tem uma tendência a gostar de filme de amor”.

Os esforços para que Pattinson e Stewart viessem para o Brasil gravar as cenas da lua de mel de "Amanhecer - Parte 1" também contribuíram para o aumento de fãs brasileiros. “Eles poderiam ter filmado em qualquer praia do mundo, mas houve um esforço grande para que as cenas fossem fiéis ao livro. O Brasil está na tela e isso é muito bom para o mercado”. Além de ter filmado no Brasil, Kristen já havia passado por São Paulo, em 2009, para promover "Lua Nova" ao lado de Taylor Lautner.

 

Neste ano, Lautner, que vive o lobisomem Jacob Black, foi sozinho ao Rio de Janeiro promover a última parte da saga. “Conhecer o Rio era uma vontade pessoal do ator”, conta Fraccaroli. Além de falar com jornalistas, Lautner teve um encontro com 80 fãs em um hotel. “O que as fãs sentem é irreal, uma mistura paixão e adoração. Crepúsculo é quase uma banda de rock”, disse ele.

A expectativa é que cerca de 10 milhões de pessoas assistam “Amanhecer – Parte 2” no Brasil, quase 3 milhões a mais que assistiram a parte 1. Para Fraccaroli, a vida conturbada do casal protagonista, que enfrentou uma separação após Kristen assumir que traiu Pattinson com o diretor de cinema Rupert Sanders, não atrapalha em nada a expectativa de público. “Não mudamos a estratégia por causa disso. Isso foi apenas uma notícia que passou”, disse.