Topo

"Como posso caçar com esta roupa ridícula?", brinca Kristen Stewart sobre roupas de Bella

Kristen Stewart é Bella Swan em "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" - Divulgação
Kristen Stewart é Bella Swan em "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" Imagem: Divulgação

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

14/11/2012 05h00

Quando Kristen Stewart foi escalada por Catherine Hardwicke, diretora do primeiro filme de "A Saga Crepúsculo", para viver a heroína Bella Swan, ela era uma atriz-mirim ("O Quarto do Pânico", como filha de Jodie Foster) que apenas recentemente havia despontado como uma adolescente promissora num pequeno papel em "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn. 

A escolha de Catherine mudou completamente a vida da nativa de Los Angeles, descoberta por um agente aos 6 anos, durante uma festa de Natal na escola: Kristen tornou-se uma celebridade internacional, tema constante das revistas de fofocas, metade do casal-estrela ao lado de Robert Pattinson e, recentemente, alvo de um escândalo conjugal do qual ela parece recuperada durante entrevista ao UOL na cidade de Beverly Hills.

UOL - Que tal ser, finalmente, vampiro?
Kristen Stewart - É super legal. Mas confesso que, inicialmente, eu estava um pouco intimidada. Depois de anos vendo outros atores no papel de vampiros e com a opinião de que Bella é o vampiro mais legal da série, eu estava preparada e, ao mesmo tempo, um pouco assustada pela responsabilidade. Mas acho que foi uma evolução natural, orgânica, da personagem e minha. Não concordo com o termo normalmente usado para descrever a Bella: mudar. Ela não mudou, ela se tornou uma versão mais ciente sobre si mesma.

E quanto ao guarda-roupa? Mudou muito?
Ela tem um bebê recém-nascido, é uma vampira recém-nascida. Mas eu reclamaria da roupa, se fosse comigo. Cadê meus tênis? Como posso ir caçar com esta roupa ridícula? Juro que toda vez que me vejo naquela cena do final da caçada tenho vontade de me dar um tiro na cabeça. Estou ridícula! Eu deveria estar toda ensanguentada, com a roupa toda rasgada.

Como você se sente com o fim da saga?
Sinto-me aliviada de não precisar mais me preocupar com os personagens. Ao mesmo tempo, no momento em que essa preocupação foi embora, comecei a sentir falta de toda a experiência.

Tudo o que a série representou estava absolutamente gravado em nossas mentes. Mesmo que estivéssemos trabalhando em outros projetos, nos intervalos das filmagens, não havia um momento em que Bella não estivesse me cutucando e sussurrando no meu ouvido: “ei, vou me casar daqui a pouco! Vou ter um bebê! Como isso vai ser?". Depois de cinco anos, há uma leveza por nada disso estar mais presente na minha vida, mas, ao mesmo tempo, há uma tristeza também.

Qual a melhor lembrança destes cinco anos em "A Saga Crepúsculo"?
O que os outros disseram? O primeiro filme? Não sei. Ele pode parecer maravilhoso agora, mas na época nós não tínhamos a menor noção sobre o destino daquele trabalho. Sinceramente, minha lembrança do primeiro filme não é melhor do que a lembrança da minha última semana de filmagem em "Amanhecer".

E a pior?
Todo mundo falou sobre as lentes de contato, não é? Aquilo foi uma experiência coletiva de horror e desconforto. Não posso reclamar tanto porque só tive de usar as lentes "barra-pesada" agora no último filme. Mas no restante da série eu usava lentes castanhas, que já eram desconfortáveis. As lentes fecham sua visão, não via ninguem à minha volta e por isso achava que ninguem conseguia me ver. Era como se houvesse um enorme muro à minha volta e tudo o que eu queria, desde o primeiro dia, era derrubar aquela porcaria!

VEJA CENA LEGENDADA DE "AMANHECER - PARTE 2"