Topo

De Niro vem ao Brasil para promover Festival de Tribeca no Rio

O ator Robert De Niro, diretor do Festival de Tribeca, que virá ao Brasil anunciar a edição carioca do evento - Brainpix
O ator Robert De Niro, diretor do Festival de Tribeca, que virá ao Brasil anunciar a edição carioca do evento Imagem: Brainpix

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

14/11/2012 16h40

O ator Robert De Niro deve vir ao Brasil ainda em 2012 para fazer o anúncio oficial da realização de uma edição do Festival de Tribeca no Rio de Janeiro.

Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme e futuro secretário de cultura da cidade confirmou ao UOL que foi fechado um acordo para a realização da edição carioca do evento e que o ator e diretor do festival vem ao país para promover a parceria.

O Festival de Tribeca é um evento voltado ao cinema independente, realizado em Nova York desde 2002, com direção de De Niro. O evento, que conta com uma programação paralela de música e gastronomia, também tem edições em Londres e em Doha (Qatar).

O acordo foi assinado por Leitão e executivos do festival em Los Angeles, no início de novembro, durante o American Film Market.

A edição carioca do Festival de Tribeca ainda não tem uma data confirmada, mas deve acontecer entre o fim de julho e o início de agosto de 2013, no complexo Lagoon, na lagoa Rodrigo de Freitas. O formato será o mesmo das outras edições, com eventos paralelos de música e gastronomia --nacionais e internacionais.

Leitão explica que além de apresentar o cinema independente nacional e internacional ao público local, a parceria também vai colocar a produção brasileira na programação das outras edições do Tribeca.

"[A organização do Tribeca] tem um projeto de expansão e estava buscando uma cidade na América Latina", conta Leitão. "Para nós é muito bom porque não só garantimos a realização de um evento internacional na cidade, mas também criamos uma fonte de receita para a prefeitura", completa.

De acordo com o presidente da RioFilme, a entidade será investidora do projeto em vez de apenas patrocinar, o que significa que vai disponibilizar recursos mas também receberá parte da receita gerada pelo festival.

Segundo Leitão, a ideia é que a edição carioca do Festival de Tribeca seja um evento anual.