Topo

Pôster da campanha do filme "O Palhaço" para concorrer ao Oscar 2013 é divulgado

Do UOL, em São Paulo

14/11/2012 08h52

O longa-metragem "O Palhaço", dirigido e protagonizado por Selton Mello, filme brasileiro indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, teve o pôster de sua campanha para o Oscar 2013 divulgado nesta terça-feira (13) pela produtora Bananeira Filmes.

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e recebeu 13 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que acontece no dia 15 de outubro.

Entre os internautas do UOL, "O Palhaço" também era o favorito para ser o representante brasileiro ao Oscar. Dentre os mais de 3 mil votos obtidos na enquete de UOL Cinema, 34% deles foram para o longa dirigido por Selton Mello.

Em 2011, a comissão levou poucos minutos para decidir sobre o indicado. "'Tropa de Elite 2' foi visto por 12 milhões de pessoas, o filme mais visto na história do país. Não tinha como justificar outra escolha", comparou Carlos Eduardo Rodrigues.

Os brasileiros no Oscar

A próxima cerimônia de entrega do Oscar acontece em 24 de fevereiro de 2013 e será a 85ª premiação anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. A lista com os cinco indicados para  disputar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro só será conhecida em janeiro de 2013. Pela primeira vez, a votação será eletrônica, o que pode aumentar as chances de filmes mais ousados. Em 2012, o filme vencedor na categoria foi o iraniano "A Separação".

"Tropa de Elite 2" foi o escolhido para representar o país na vaga a melhor filme estrangeiro no Oscar 2012, mas o longa de José Padilha não chegou a concorrer ao prêmio. Nos anos anteriores, os brasileiros indicados para uma vaga foram "Lula, o Filho do Brasil", em 2011, "Salve Geral", em 2010, "Última Parada 174", em 2009, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", em 2008, "Cinema, Aspirinas e Urubus", em 2007, e "2 Filhos de Francisco", em 2006.

Quatro filmes nacionais já foram indicados à categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, mas nenhum levou a estatueta: “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho”, “O Que é isso, Companheiro?” e “Central do Brasil”. "Central" também teve indicação ao prêmio de melhor atriz, com Fernanda Montenegro. “Cidade de Deus” concorreu em outras quatro categorias: diretor (Fernando Meirelles), roteiro adaptado, edição e fotografia. “Uma História de Futebol”, de Paulo Machline, foi indicado como melhor curta-metragem. Em 2011, a coprodução brasileira "Lixo Extraordinário" disputou a categoria de melhor documentário em 2011, vencida por “Trabalho interno” (Inside Job), de Charles Ferguson.

Os concorrentes de "O Palhaço"

Outros países já indicaram seus representantes ao Oscar 2013. O francês "Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache,o sul-coreano "Pietà", de Kim Ki-duk, o austríaco "Amore", de Michael Haneke, e o croata  "Cannibal Vegetarian", de Branko Schmidt, estão disputando uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro, junto com "O Palhaço".

Assista ao trailer do filme "O Palhaço"