Topo

"Moonrise Kingdom" ganha prêmio em festival de cinema independente

Cena do filme "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson - Divulgação
Cena do filme "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/11/2012 08h48

Novo filme do cineasta Wes Anderson, "Moonrise Kingdom" venceu na categoria melhor filme no 22º Gotham Independent Film Awards, segundo o site da revista "The Hollywood Reporter".

A trama se passa em uma ilha na Nova Inglaterra dos anos 1960, onde um menino e uma menina se apaixonam e resolvem fugir. A cidade então organiza uma busca pelos dois, e o lugar acaba virando de cabeça para baixo. Frances McDormand, Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Tilda Swinton e Jason Schwartzman são os grandes nomes do elenco.

Durante a cerimônia do Gotham Awards, que aconteceu em Nova York, os atores Matt Damon e Marion Cotillard e o diretor David O Russell receberam homenagens por suas carreiras.

Ao levar o prêmio, Damon disse que se sentiu "muito estranho" ao ser honrado e brincou que "as pessoas estão tentando se livrar de mim". Já a vencedora do Oscar Cotillard disse que se sentia "muito bem-vinda" e "muito feliz" desde que chegou ao evento, realizado nesta segunda-feira (26) no restaurante Cipriani, na Wall Street.

A atriz britânica Emily Blunt foi reconhecida, junto com seus colegas de elenco, pela comédia indie, “Your Sister's Sister”. O filme, sobre um homem que dorme com o irmão de sua namorada, venceu “Silver Linings Playbook” no prêmio de melhor performance em conjunto.

Outra aposta do Oscar 2013, o cineasta Benh Zeitlin, do aclamado pela crítica “Beasts of the Southern Wild”, recebeu o prêmio diretor revelação. Zeitlin também levou o prêmio inaugural Bingham Ray, nomeado em homenagem ao ex-presidente da United Artists e co-fundador da October Films, que morreu em janeiro deste ano.

Os Gotham Awards são realizados anualmente pelo Independent Features Project, uma organização não-lucrativa fundada em 1979 e que apoia a produção de filmes independentes. Os prêmios indicam para os cinéfilos os melhores filmes independentes do ano antes da temporada de premiação de Hollywood.

Desde a sua criação em 1991, o Gotham Awards premiou muitos filmes indicados ao Oscar, incluindo o vencedor de 2008 de melhor filme "Guerra ao Terror".