Topo

Documentário sobre grupo punk Pussy Riot será exibido no Festival de Sundance de 2013

A música Yekaterina Samutsevich, integrante libertada do grupo punk Pussy Riot - Mikhail Metzel/AP
A música Yekaterina Samutsevich, integrante libertada do grupo punk Pussy Riot Imagem: Mikhail Metzel/AP

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 16h03

Um documentário sobre o grupo punk russo Pussy Riot será exibido na edição de 2013 do Festival de Cinema de Sundance, que será realizado nos Estados Unidos em janeiro. As informações são do site britânico "New Musical Express" desta sexta-feira (30).

A produção é assinada por Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin e acompanha a prisão de três integrantes da banda em março de 2012, que cantaram em fevereiro uma oração punk dentro de uma catedral em Moscou. A "prece" pedia à Virgem Maria que retirasse o presidente Vladimir Putin do poder russo. O local é próximo do Kremlin, o símbolo do governo no país.

Maria Alyokhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich foram condenadas a dois anos de prisão por vandalismo e incitação ao ódio religioso em 17 de agosto. Samutsevich foi liberada em outubro.

A "ORAÇÃO" DO GRUPO PUSSY RIOT CONTRA VLADIMIR PUTIN

As três integrantes da banda foram indicadas pela revista "Time" ao prêmio de personalidade feminina do ano. Elas disputam a homenagem contra outras 38 personalidades.

Outros vídeos de outras intervenções do grupo como shows ilegais na Praça Vermelha, no telhado de um ônibus e em desfiles de moda foram consideradas extremistas.

A Igreja Ortodoxa Russa elogiou a decisão de tribunal russo de retirá-los da internet. Segundo a lei local, todos os conteúdos online "extremistas" têm que ser excluídos. As solicitações de exclusão devem ser enviadas ao Ministério Público, que iniciou o caso e determinou a retirada dos vídeos de portais como YouTube e o RuTube, serviço de vídeo mais popular do país. Samutsevich afirmou à imprensa russa que vai apelar contra o veredicto.