Topo

Filme alemão pretende retratar vida de Anne Frank antes e depois do esconderijo

Anne Frank, em imagem rara da infância, morreu aos 15 em um campo de concentração - AP
Anne Frank, em imagem rara da infância, morreu aos 15 em um campo de concentração Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 10h06

A curta e comovente história de vida de Anne Frank, a judia que registrou em seu diário o período em que sua família se escondeu dos nazistas em Amsterdã e, com 15 anos, morreu em um campo de concentração em 1945, será retratada novamente no cinema, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”.

A roteirista alemã Fred Breinersdorfer, que escreveu o drama indicado ao Oscar “Sophie Scholl: The Final Days” (2005), será responsável pelo projeto.

As produtoras alemãs Spectrum e Zeitsprung Pictures fecharam contrato para produzir o longa-metragem em colaboração com a fundação suíça Anne Frank, órgão criado pelo pai de Anne, Otto Frank, para preservar seu legado e gerenciar os direitos de seus diários.

O novo filme será baseado não apenas no famoso diário de Anne Frank, mas também na extensa documentação histórica de sua família. A produção pretende mostrar a história de Frank antes e depois de seu tempo no esconderijo.

Sem título definido, o filme ainda não tem diretor e elenco, mas as filmagens estão programadas para começarem em 2013.

A história de Anne Frank já foi contada muitas vezes no cinema e na TV. A cinebiografia “The Diary of Anne Frank” (1959), com Mille Perkins como Anne, ganhou três Oscars, incluindo melhor atriz coadjuvante para Shelley Winters. Um filme de TV de 1980, baseado na vida de Anne Frank, estrelado por Melissa Gilbert como Anne e Maximilian Schell como seu pai Otto, recebeu várias indicações ao Emmy.