Topo

Produtora de efeitos visuais de "Avatar" e "O Hobbit" morre na Nova Zelândia

28.fev.2010 Eileen Moran é premiada por "Avatar" no 8º Visual Effects Society Awards - Getty Images
28.fev.2010 Eileen Moran é premiada por "Avatar" no 8º Visual Effects Society Awards Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 08h54Atualizada em 04/12/2012 15h00

Eileen Moran, uma das maiores produtoras da indústria de efeitos visuais e amiga de longa data do diretor Peter Jackson, morreu nesta segunda-feira (3) na Nova Zelândia, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”.

Mais informações sobre sua morte ainda não foram divulgadas. De acordo com o blog especializado em cinema Deadline.com, Moran não compareceu no fim de novembro à pré-estreia de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", do qual era coprodutora, por estar hospitalizada.

A idade da produtora não foi informada. De acordo com veículos da imprensa especializada em cinema, acredita-se que ela teria entre 50 e 60 anos.

Jackson e seu sócio, o produtor Fran Walsh, deram a notícia sobre a morte de Moran em uma nota aos funcionários da Weta Digital. Moran entrou para a empresa em 2001.

  • Moran venceu dois prêmios do VES por "Avatar"

"Fran e eu estamos muito chateados com a notícia de que perdemos Eileen há algumas horas", diz o comunicado. "Ela era uma pessoa adorável, decente, que tinha grande respeito por todos os artistas com quem trabalhava. Eileen estava tão orgulhosa da Weta e de todo o trabalho que vocês têm feito ao longo dos anos. Ela era ferozmente leal à empresa, e com Fran e comigo pessoalmente, e seremos sempre gratos pela sua amizade."

Moran foi coprodutora do mais recente épico de Peter Jackson, “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, que estreia no Brasil dia 14 de dezembro. Ela estava no hospital e não conseguiu comparecer à estréia mundial do filme em 28 de novembro, na Nova Zelândia.

A produtora também era líder da equipe Weta Digital, de Wellington, que ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais por “Avatar”, de James Cameron (2009).

"Eileen foi uma parte integrante da construção da Weta Digital no motor mais poderoso para imagens imaginativas que já existiu", disse Cameron, "e ela conduziu alguns dos filmes marcantes de sua geração até a conclusão."

Moran ganhou um prêmio da Sociedade de Efeitos Visuais, conhecida pela sigla VES (Visual Effects Society), por seu trabalho em “King Kong” (2005) e mais dois por “Avatar” (2009). Em 2011, ela foi nomeada por “As Aventuras de Tintin”, de Steven Spielberg.

Seu currículo inclui também a trilogia “O Senhor dos Anéis”; “Clube da Luta” (1999); “Eu, Robô” (2004); “Jumper” (2008); “Distrito 9” (2009); “Um Olhar do Paraíso” (2009); “O Planeta dos Macacos: A Origem” (2011); “Prometheus” (2012); e muitos outros blockbusters.