Topo

Filme brasileiro "Colegas" ganha prêmio de público em festival na Itália

Trio de amigos com síndrome de Down, Stalone, Aninha e Márcio, protagonizam "Colegas" - Divulgação
Trio de amigos com síndrome de Down, Stalone, Aninha e Márcio, protagonizam "Colegas" Imagem: Divulgação

14/12/2012 11h21

O longa-metragem brasileiro "Colegas", do diretor Marcelo Galvão, ganhou o prêmio de público do 27º Festival del Cinema Latino Americano di Trieste, na Itália.

Narrado por Lima Duarte, o filme retrata a aventura de um trio de amigos com síndrome de Down, Stalone, Aninha e Márcio, que fogem do instituto onde vivem para realizar seus sonhos: ver o mar, casar e voar, respectivamente.

"Colegas" vem conquistando plateias por onde passa no país e no exterior. No cenário internacional, "Colegas" também levou o prêmio de melhor filme no festival de cinema InternationalDisabilityFilm Festival BreakingDown Barriers em Moscou, na Rússia, além de ter sido exibido no Red Rock Film Festival, em Utah, nos EUA.

Já no Brasil, venceu a última edição do Festival de Gramado, em que levou os Kikitos de melhor filme, melhor direção de arte e prêmio especial do Júri, e foi eleito pelo público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo como melhor filme brasileiro, levando também o Troféu Juventude (votação do público estudante).

"Colegas" também foi aclamado no Festival do Rio e foi o longa-metragem que abriu o Amazonas Film Festival deste ano.