Topo

"Não é um parque de diversões", diz diretor do 1º filme brasileiro 3D com atores; veja bastidores

(2012) Luiz Fernando Guimarães durante as filmagens do filme "Se Puder...Dirija", primeira produção brasileira em 3D com atores. No longa, ele vive o manobrista João que furta um carro do estacionamento onde trabalha para passar um dia com o filho Imagem: Divulgação

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 06h00

Diretor de "Se Puder...Dirija", primeira produção brasileira com atores filmada em 3D, Paulo Fontenelle aposta que a inovação visual será um grande atrativo de espectadores para o filme, com estreia prevista para abril de 2013.

Por outro lado, o cineasta afirma que o 3D não é o protagonista e estará a serviço da trama. "Ao contrário de ‘Avatar’, o filme não é um parque de diversões. A nossa história não é focada no 3D, nós só usamos alguns elementos da tecnologia para deixar algumas cenas mais engraçadas”, disse Fontenelle em entrevista ao UOL.

Apesar do 3D e de se passar, boa parte tempo, dentro de um carro em movimento, “Se puder...Dirija!”, não é um filme de ação, mas sim, uma comédia.

Estrelado por Luiz Fernando Guimarães, que retorna ao cinema depois de “Os Normais 2” (2009), o filme conta a atrapalhada saga de João (Luiz Fernando), um manobrista, que pega emprestado, sem autorização, o carro de uma das clientes do estacionamento onde trabalha, com o objetivo de passar um dia divertido com o filho de cinco anos.

Fontenelle, que também foi o roteirista do longa, conta que a ideia de filmar em 3D surgiu depois de o roteiro já estar pronto, e que algumas cenas foram modificadas para encaixar melhor a tecnologia.  

Para as filmagens, o diretor contratou dois especialistas em cinema 3D, Pedro Guimarães, carioca que mora nos Estados Unidos e trabalhou no filme “Part of Me”, da cantora Katy Perry, e Bobby Settlemire, da equipe da série cinematográfica “Piratas do Caribe”.

“A principal diferença de filmar em 3D é que você obrigatoriamente usa duas câmeras, por conta da profundidade, mas isso não interfere no trabalho dos atores. No máximo, tive que pedir para eles esticarem mais um braço ou se posicionarem de um jeito diferente”, conta Fontenelle.

Além de Luiz Fernando Guimarães, o elenco do filme conta com Leandro Hassum, Eri Johnson, Lavínia Vlasak, Barbara Paz, e o ator mirim Gabriel Palhares, além de uma participação especial de Reynaldo Gianechinni, como um ciclista que é atropelado.

Momento das comédias no Brasil
Além de estrear em filmes 3D, Fontenelle, que tem no currículo o independente "Intruso" e os documentários "Sobreviventes – Os Filhos da Guerra de Canudos" e "Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade", também vai debutar em comédias com "Se Puder...Dirija!".

Para ele, o filme “tem tudo” para dar continuidade ao sucesso de bilheteria que as comédias brasileiras tiveram em 2012. "Até Que A Sorte Nos Separe", estrelado por Leandro Hassum e Daniele Winits, é o filme mais visto de 2012, até este mês, com 3,3 milhões de espectadores. "Acho ótimo que ‘Até que A Sorte Nos Separe’, ‘De Pernas para o Ar 2’ e ‘Os Penetras’ tenham brigado por salas de cinema este ano”, afirmou.

No entanto, ele ressalta que não copiou a fórmula dos longas de sucesso. "'Se Puder...Dirija!' tem um conceito raro no cinema brasileiro", comenta o cineasta. "O texto é inteligente e deve agradar os adultos. A pegada é rápida, o que os jovens vão adorar, mas não tem palavrão e conteúdo sexual, o que significa que os pais poderão levar os filhos ao cinema. É tipo um filme da Pixar", explicou.

Fontenelle ainda criticou o preconceito que "os críticos de cinema têm com filmes do gênero no Brasil". “Não sei por que tem gente que torce o nariz para filme de comédia que faz sucesso no Brasil”, afirmou. “Eu prefiro ir bem de público a ir bem de crítica”, disse o cineasta, cujos projetos futuros incluem dois filmes com conteúdo humorístico.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Não é um parque de diversões", diz diretor do 1º filme brasileiro 3D com atores; veja bastidores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade