Topo

"Os Penetras" alcança 1,5 mi espectadores e se torna 3º longa nacional mais visto do ano

Marcelo Adnet (à esquerda) e Eduardo Sterblitch em cena de "Os Penetras" - Divulgação
Marcelo Adnet (à esquerda) e Eduardo Sterblitch em cena de "Os Penetras" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 15h43

A comédia "Os Penetras", dirigida por Andrucha Waddington, alcançou a marca de 1,5 milhão de espectadores e se tornou o terceiro longa nacional mais visto do ano.

O filme, que estreou em 29 de novembro, ultrapassou o drama "Gonzaga, de Pai para Filho", visto por 1,4 milhão de pessoas.

O primeiro lugar entre as produções continua com a comédia "Até que a Sorte nos Separe", que já somou 3,3 milhões de espectadores. O segundo lugar é de "E Aí, Comeu?", visto por 2,5 milhões de pessoas.

Curiosamente, os quatro longas que ocupam o topo das bilheterias nacionais em 2012 --únicos a ultrapassarem a marca de um milhão de espectadores-- têm co-produção da Globo Filmes e da Downtown Filmes.

Em entrevista ao UOL em novembro, Bruno Wainer, diretor da Downtown, reconheceu o fraco desempenho do cinema nacional este ano --em 2011, sete produções foram vistas por mais de um milhão de pessoas--, mas apontou o bom desempenho dos longas em que sua produtora se envolveu, que tiveram um aumento de mais de 45% na venda de ingressos em relação ao ano passado.

"Para mim tudo leva a crer que o fraco desempenho do cinema nacional se deve a ausência de outros players fortes e comprometidos com o cinema brasileiro de sucesso", afirmou Wainer na ocasião.