"Bonequinha de Luxo" entra para seleção de filmes que representam o povo americano
O clássico "Bonequinha de Luxo" (1961), com Audrey Hepburn, e outros 24 filmes serão preservados na Biblioteca do Congresso norte-americano por sua importância para a sociedade do país. Também entraram na lista "Perseguidor Implacável" (1971) e "Uma Equipe Muito Especial" (1992).
A coleção foi criada em 1989 e tem a intenção de preservar produções com importância histórica ou cultural. Já são mais de 600 título que incluem filme de Hollywood, documentários e produções independentes.
Os curadores do programa apontam que "Matrix" (1999), o filme mais novo a ser preservado, é notável por suas características artísticas, efeitos especiais de animação com um estilo que se basearam em filmes de Hong Kong e anime japonês para mudar o cinema de ficção científica. O filme mais velho é "The Corbett-Fitzsimmons Title Fight", uma produção de 1897.
A Biblioteca do Congresso faz as seleções de cada ano depois de conferenciar com os membros do National Film Preservation Board e receber indicações do público. Para ser considerado, os filmes devem ter no mínimo 10 anos de idade.
"Esses filmes não são escolhidos como 'os melhores filmes americanos de todos os tempos', mas como obras de importância duradoura para a cultura americana", disse o membro da Biblioteca do Congresso James Billington, ao anunciar as seleções. "Eles refletem quem somos como povo e como nação".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.