Topo

"Uma Família em Apuros" é "'Esqueceram de Mim' para avós", diz atriz Bette Midler

Bette Midler volta às telas na comédia "Uma Família em Apuros", com Billy Crystal - Lucas Jackson/Reuters
Bette Midler volta às telas na comédia "Uma Família em Apuros", com Billy Crystal Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Ian Spelling*

Do Hollywood Watch, em Nova York (EUA)

08/01/2013 05h00

Depois de um pequeno hiato na carreira artística, a cantora e atriz norte-americana Bette Midler volta às telas na comédia "Uma Família em Apuros". que estreia na sexta (11) no Brasil. Ela e Billy Crystal interpretam Diane e Artie Decker, um casal à moda antiga cuja filha nervosa (Marisa Tomei), muito a contragosto, pede para cuidarem dos três filhos (Bailee Madison, Joshua Rush e Kyle Harrison Breitkopf), enquanto ela acompanha o marido (Tom Everett Scott) numa viagem de negócios (veja trailer e álbum de fotos abaixo).

Sossega-leão com música

Um ponto alto de "Uma Família em Apuros" é uma cena simples e fofa na qual Diane e Artie cantam e dançam juntos na cozinha da casa da filha. Sem saberem, os netos estão empoleirados na escada vendo tudo.

Segundo Midler, a cena nasceu do fato de ela e Crystal estarem ansiosos para os três atores mirins não ficarem correndo feito loucos pelo set. "A gente cantava para eles. Nós cantávamos e os mantínhamos calmos e felizes durante a preparação das cenas, que podem ser bem longas. O que mais lhe resta a fazer além de cantar? E nós cantamos. Cantamos as músicas dos clássicos, dos Coasters, dos Drifters e gente do gênero. Eles nunca haviam escutado essas músicas porque estão a três gerações de distância de nós."

"Então, os produtores chegaram e falaram em fazer uma canção no filme. O (diretor) Andy Fickman me procurou. Acho que foi ideia do Billy, mas ele não queria me contar. Eles perguntaram se eu topava. Eu falei que não. Eles insistiram e eu entrei na onda."

"Deu certo. Gosto porque estamos nós e eles, as crianças, ficam nos assistindo. A magia da cena está em eles nos verem e ouvirem, vivenciando algo inédito para eles."

"Eu conheço o Billy há muito anos porque morei em Los Angeles e o via em todo canto. Sempre o admirei e gosto do seu trabalho. Eu adorei 'Harry e Sally – Feitos um para o Outro' (1989), 'Amigos, Sempre Amigos' (1991) e 'Mr. Saturday Night – A Arte de Fazer Rir' (1992). Nós somos muito parecidos. Muito parecidos em termos de temperamento, o mesmo acontecendo com nosso senso de humor."

Por incrível que pareça, Midler completou 67 anos em 1º de dezembro de 2012. Ao longo da carreira, ela vendeu milhões de discos, se apresentou ao vivo pelo mundo inteiro, arrecadou belas somas de dinheiro para caridade e atuou no cinema e na televisão, demonstrando ser boa tanto na comédia quanto no drama. Seus créditos vão de "A Rosa" (1979), "Um Vagabundo na Alta Roda" (1986) e "Amigas para Sempre" (1988) a "A Trajetória do Sucesso" (1993), "O Clube das Desquitadas" (1996) e "Quando me Apaixono" (2007).

Desde 2010, no entanto, quando completou 180 apresentações após dois anos em cartaz de "The Showgirl Must Go On", no Caesars Palace, em Las Vegas, a Divina Miss M não foi mais vista. Até agora.

Embora seja uma comédia, "Uma Família em Apuros" também emociona, conta Midler. O personagem de Crystal é um bom sujeito, mas deixou de lado os deveres de pai por estar muito envolvido na carreira de locutor da liga amadora de beisebol. Ele tem a chance de voltar a se ligar com a filha e conhecer os netos somente porque o time, querendo se modernizar, o mandou embora.

"É uma segunda chance e, para o personagem se conhecer, precisa matar os dragões, os netos. Para mim, é uma espécie de 'Esqueceram de Mim' para avós. Nós ficamos presos com essas três crianças. Elas não são monstros, mas não dão moleza, têm seu jeito e não abrem mão."

O mundo musical mudou

"O mundo musical está muito diferente. Nunca pensei que veria essas coisas. Assim, sou como todos da minha geração. Estamos todos nos acostumando com isso, embora faça 15 anos desde que tocaram o dobre fúnebre."

"As pessoas ainda compram música e ainda a amam, principalmente gente como eu, acostumada a comprar CDs e que ainda vai ver os artistas que amavam quando eram crianças. Se eu adoro o processo de gravação? O Pro Tools é fabuloso, mas não sou fã. Não gosto de ficar sentada enquanto costuram os vocais. Não curto isso."

Velhice

A questão do envelhecimento surgiu repetidas vezes nas últimas entrevistas de Midler, pois ela nunca interpretou uma avó antes, e atriz não se recusa a falar a respeito. "Tenho muito orgulho da minha idade. Tenho grande orgulho do fato de chegar até aqui e muito orgulho do fato de estar em forma. Estou muito orgulhosa do fato de quase não ter dores – bate três vezes na madeira!"

"Meu marido diz que é pura sorte", continua ela. "É incomum eu estar em tão boa forma, mas eu me esforço bastante nesse sentido. Eu brigo com unhas e dentes e meu marido também, por termos uma imagem mental de quem somos – não de quem éramos aos 20 anos, mas de que estamos em boa forma, de quer não nos descuidamos."

Midler esteve em toda parte promovendo "Uma Família em Apuros", mas não tem nada programado após sua estreia. Segundo fala, ela está "avaliando a situação" e não tem pressa em fazer nada."Estou esperando que algo me agrade. O que estou esperando? Eu sei lá. Quero me sentir inspirada, como todo mundo."

Quem estiver esperando um novo disco de Midler, porém, corre o risco de se decepcionar. O álbum mais recente foi o natalino "Cool Yule" (2006), e não existe nada no horizonte. "Eu amo música. Adoro a vida de trabalho, ainda amo o entretenimento. Ainda amo tudo isso. Se eu quero gravar? Não sei se ainda gravam do meu jeito. Acho que é um estilo bastante diferente."

* Ian Spelling é jornalista freelance de New York

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "UMA FAMÍLIA EM APUROS"