Topo

Homenageada no Globo de Ouro, Jodie Foster diz que "saiu do armário há anos"

13.jan.2013 - A atriz Jodie Foster na 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro, em Los Angeles - Frederic J. Brown/AFP
13.jan.2013 - A atriz Jodie Foster na 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro, em Los Angeles Imagem: Frederic J. Brown/AFP

Do UOL, em São Paulo *

14/01/2013 01h15Atualizada em 14/01/2013 09h36

A atriz Jodie Foster, estrela de filmes como "Silêncio dos Inocentes" e "Contato", recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra na cerimônia de entrega dos Globos de Ouro 2013, em Los Angeles, nos EUA.

Foster já recebeu dois Oscar de melhor atriz pelos filmes "Acusados" (1988) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991) e foi apresentada pelo ator e amigo Robert Downey Jr.

A atriz de 50 anos começou o discurso dando a entender que tinha um grande anúncio a fazer, e que deixaria seu assessor de imprensa nervoso.

“Eu acho que sinto tenho uma necessidade de dizer algo que nunca fui capaz de dizer antes em público, e estou um pouco nervosa... mas talvez não tão nervosa quanto meu assessor... Então, eu vou apenas falar, em voz alta e orgulhosa, certo? Eu vou precisar do apoio de vocês nessa. Eu sou, uhm... eu sou solteira”, falou.

“Espero que vocês não estejam desapontados que não vai haver um grande discurso de revelação. Já fiz a minha anos atrás, na idade da pedra. Naquela época em que uma jovem e frágil garota contaria para seus amigos, família, colegas de trabalho e, então, gradualmente para todos que a conhecem”.

Foster disse ainda que atualmente espera-se que as celebridades façam uma coletiva de imprensa, lancem um perfume ou um grande reality show e, brincou, falando que não era “nenhuma Honey Boo Boo” (referindo-se à protagonista do reality “Here Comes Honey Boo Boo”, que mostra a vida de uma criança que participa de concursos de beleza).

O longo discurso, que emocionou diversos presentes, teve também um agradecimento à ex-companheira, Cydney Bernard, uma gerente de produção que ela chamou de “minha heroína e parceira na paternidade, ex-companheira no amor, mas minha irmã de alma na vida”. Foster e Bernard ficaram juntas por 20 anos e têm dois filhos.

Logo após o discurso, Ricky Martin falou sobre Foster por meio do Twitter. “Jodie Foster à sua maneira. É o seu tempo! Nem antes, nem depois. Foi quando ela achou certo.”

As humoristas Amy Poehler e Tina Fey, que apresentaram o Globo de Ouro, brincaram na saída da cerimônia: “Estamos indo para casa com Jodie Foster!”.

*Com informações da agência Associated Press