Topo

Terror de baixo orçamento, "Mama" supera rivais no Oscar e tem carreira promissora

Nikolaj Coster-Waldau e Jessica Chastain estrelam em "Mama", de Andres Muschietti -  George Kraychyk/Universal Pictures
Nikolaj Coster-Waldau e Jessica Chastain estrelam em "Mama", de Andres Muschietti Imagem: George Kraychyk/Universal Pictures

Ian Spelling

Do Hollywood Watch, em Nova York (EUA)

23/01/2013 05h00

Andres Muschietti quer que o mundo veja seu trabalho, "Mama". Em 2006, ele e a irmã, Barbara, fizeram um curta de terror em sua terra natal, a Espanha, que acabou chamando a atenção de muita gente, inclusive a de Guillermo del Toro, cineasta famoso por apoiar profissionais novatos.

A origem

George Kraychyk/ Universal Pictures
"Chegou a hora. O curta é de 2006 e só depois de um ano resolvemos levar a pós-produção adiante, já que eu normalmente só fazia comerciais. Foi lançado em 2008. Na verdade não era nem um curta, mas sim um exercício do estilo que estava usando para promover outro filme."

"Era um longa chamado 'The Yearning'. Bom, também não era um longa e sim um roteiro que eu estava escrevendo com a minha irmã. Era uma história de fantasmas, mas não tinha nada a ver com 'Mama', a não ser o estilo. Aí, o Guillermo [del Toro] se envolveu e a coisa começou a andar."

A versão em longa metragem do trabalho dos Muschietti, realizada com o apoio do mexicano, que também foi o produtor executivo estreou no dia 18 nos EUA e ficou em primeiro lugar no primeiro fim de semana em cartaz, deixando para trás pesos mais do que pesados, como Schwarzenegger ("O Último Desafio") e Mark Wahlberg ("Broken City"). No Brasil, a estreia está prevista para 5 de abril.

"Mama" arrecadou US$ 28,1 milhões, ficando em primeiro lugar à frente de “O Último Desafio”, que ficou na 10° posição. “Broken City” com Mark Wahlberg e Russell Crowe também não se saiu muito bem, faturando apenas US$ 9,1 milhões.

"Mama" conta a história de duas garotinhas que desaparecem depois que seus pais são assassinados. As irmãs Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nelisse) sobrevivem, passando cinco anos na floresta. Quando são encontradas num chalé abandonado, vão morar com o tio, Lucas (Nikolaj Coster-Waldau), e a namorada dele, Annabel (Jessica Chastain), que faz o possível para ajudar as meninas a se acostumarem com o novo ambiente, aos poucos criando com elas laços maternais.

Porém, uma entidade fantasmagórica ronda a casa e começa a ficar cada vez mais furiosa. Seria a verdadeira mãe, já morta, querendo proteger suas filhas? "Esse filme é um suspense sobrenatural com emoção", explica Muschietti, por telefone, de sua casa em Barcelona. "Significou muito para mim realizar um filme que envolve o público emocionalmente. Adoro filme de terror, mas nem todos são bons e nem todos são comoventes. Meu objetivo era assustar, mas também envolver a plateia porque é isso que o diferencia dos outros."

E o que não falta a Mama é tempo de tela: Javier Botet, um ator espanhol de mais de dois metros de altura, encarnou a personagem no curta e volta na nova versão. Muschietti complementou sua interpretação com próteses no set e depois com efeitos de computação gráfica, para criar o efeito que queria.

"Basicamente eu quis criar o mistério de Mama", revela Muschietti. "Você tem que dar algumas dicas, mas não queria ser explícito, pelo menos durante três quartos do filme. Como desenvolvi o roteiro com o Guillermo, começamos a desvendá-la aos poucos. Acho que uma das características dele que mais dá para notar é essa, a de mostrá-la um tico a mais para aumentar a tensão."

O cineasta reconhece que agora está mais interessado em fazer filmes e ansioso para saber o que o futuro lhe trará. "Sinto que tenho muito a oferecer nesse gênero e gostaria de revisitá-lo", ele confirma. "Fantasma é a coisa que mais me assusta no mundo do terror e, com certeza, gostaria de criar outra história em cima disso."

* (Ian Spelling é jornalista freelancer de Nova York)