Topo

Festival de Veneza terá prêmio de júri para mostra competitiva em 2013

Sul-coreano Kim Ki-duk, diretor do filme "Pietá", que venceu o Leão de Ouro em 2012 - AFP PHOTO / TIZIANA FABI
Sul-coreano Kim Ki-duk, diretor do filme "Pietá", que venceu o Leão de Ouro em 2012 Imagem: AFP PHOTO / TIZIANA FABI

Do UOL, em São Paulo

04/02/2013 19h28

O Festival de Cinema de Veneza, o mais antigo do mundo, chegará à 70ª edição em 2013 com três novos prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Júri, que será o terceiro mais cobiçado no festival, depois dos Leões de Ouro e de Prata. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (4) pela organização do evento. As informações são do sites das revistas "Variety" e "The Hollywood Reporter".

O anúncio feito nesta segunda-feira revela que a mostra competitiva será limitada a 20 filmes, todos inéditos mundialmente. Em 2013, o número de jurados para elegar o vencedor do Leão de Ouro passará de sete a nove pessoas.

Já a mostra paralela Horizonte, destinada a produções que apresentam tendências no mundo cinematográfico, passará a contar com sete membros no júri e terá mais dois novos prêmios: melhor diretor e um especial por inovação. Esta parte do festival também contará apenas com 20 filmes.

O prêmio destinado ao conjunto da obra de uma personalidade do cinema poderá ser dado para duas pessoas em um mesmo ano -- em condições especiais, segundo a organização do festival.

No ano passado, o Festival de Veneza foi marcado por polêmica quando o júri liderado por Michael Mann elegeu o filme "O Mestre", de Paul Thomas Anderson, como o melhor da mostra competitiva, mas não pode dar o Leão de Ouro à produção. A principal honra da noite ficou com o longa "Pietá", de Kim Ki-dik, pois o vencedor do Leão de Ouro não pode vencer em outras categorias. No caso, o longa já havia faturado os prêmios de melhor diretor e de atuação por conta do trabalho dos atores Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix.

Os organizadores oficializaram a mostra paralela com clássicos restaurados, que foi exibida como um experimento na edição de 2012 do evento. Em 2013, o Festival de Veneza não irá entregar o prêmio de melhor contribuição técnica.

No segundo ano sob a tutela do diretor artístico Alberto Barbera, o Festival de Veneza em 2013 será realizado entre 26 de agosto a 7 de setembro na cidade italiana.