Topo

Diretor palestino indicado ao Oscar é barrado em aeroporto nos EUA

20.fev.2013 - O diretor palestino Emad Burnat, cujo filme "5 Broken Cameras" foi indicado ao Oscar de melhor documentário  - Getty Images
20.fev.2013 - O diretor palestino Emad Burnat, cujo filme "5 Broken Cameras" foi indicado ao Oscar de melhor documentário Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 12h27

O diretor Emad Burnat, cujo filme "5 Broken Cameras" está indicado ao Oscar de melhor documentário, foi barrado no aeroporto de Los Angeles, informou o site TMZ.com.

A confusão aconteceu na última terça-feira (19) porque os policiais não acreditaram que o cineasta estava na cidade para participar da cerimônia do Oscar.

O documentarista norte-americano Michael Moore, amigo de Burnat, usou sua conta no Twitter para dar mais detalhes sobre a situação. Ele contou que, apesar de Burnat ter mostrado aos oficiais o convite para Oscar, "a imigração não conseguiu entender como um Palestino poderia ter sido indicado ao prêmio".

Ainda de acordo com Moore, Burnat pediu ajuda por mensagem de texto quando estava prestes a ser mandado de volta à Palestina.

"Eu liguei para a Academia e eles chamaram advogados. Eu disse para Burnat dar meu telefone aos oficiais e dizer o meu nome. Depois de 1 hora e meia, eles decidiram soltá-lo e o deixaram ficar em Los Angeles por uma semana para ir ao Oscar", disse Moore.

Já nos EUA, o cineasta palestino contou para Moore que [ter problemas na imigração] é algo que ele está acostumado a enfrentar. "Quando você vive sob ocupação, sem nenhum direito, isso ocorre diariamente".

"5 Broken Cameras", o documentário de Burnat, fala sobre a resistência pacífica de agricultores palestinos diante das ações do exército israelense. A cerimônia do Oscar acontece no próximo domingo.

  • Cena do documentário "5 Broken Cameras", que fala sobre a resistência palestina contra o exército israelense