Topo

Cronista do regime stalinista, diretor Alexei German morre aos 74 anos

O diretor russo Aleksey German durante festival de cinema em São Petersburgo, em julho de 2011 - AP Photo/Dmitry Lovetsky
O diretor russo Aleksey German durante festival de cinema em São Petersburgo, em julho de 2011 Imagem: AP Photo/Dmitry Lovetsky

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 08h49

Conhecido por seus filmes sobre a era stalinista na União Soviética, o diretor russo Alexei German morreu em Moscou nesta quinta-feira (21) aos 74 anos.

Seu filho, Alexei German Jr., informou em seu blog que o cineasta morreu de insuficiência cardíaca em um hospital em São Petersburgo.

Alexei German ganhou destaque internacionalmente por seu filme de 1986, "Meu amigo Ivan Lapshin", sobre um investigador de polícia que luta contra uma gangue criminosa.

Na época, autoridades proibiram o lançamento do filme por dois anos pela representação realista da vida soviética, na esteira do terror stalinista dos anos 1930.

"Khrustalyov, My Car", uma narrativa grotesca sobre os últimos dias de Stálin, teve uma produção conturbada e foi recepcionado de maneira hostil no festival de Cannes em 1998. Mais tarde, porém, o filme alcançou o status de cult.

* com informações da AP