Topo

Após "sotaque brasileiro", Ricardo Pereira será viciado em jogo em filme internacional

O ator Ricardo Pereira e a atriz Fanny Ardant - Divulgação
O ator Ricardo Pereira e a atriz Fanny Ardant Imagem: Divulgação

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 15h34

Ricardo Pereira passou os últimos anos no Brasil estudando para melhorar seu "sotaque brasileiro". O ator, natural de Lisboa, encontrou no País um ótimo lugar para exercer sua profissão de ator ao participar de novelas como “Insensato Coração” e “Aquele Beijo”. Agora, porém, foca sua carreira para além do Brasil e de Portugal.

O ator está em uma produção franco-portuguesa, cercado de grandes atores internacionais e interpretando em três idiomas diferentes. Para isso, voltou a frequentar aulas de idioma, dessa vez para aprimorar o italiano e o francês.

“Sinto que sou um ator completamente disponível para qualquer tipo de aprendizagem, mas sim, é bastante difícil e exige muita prática para tornar o texto falado em outras línguas no texto normal”, explicou o ator ao UOL, em entrevista por e-mail, durante as filmagens do filme “Cadences Obstinée”.

No filme, dirigido pela atriz francesa Fanny Ardant, ex-mulher do cineasta François Truffaut, Ricardo fará o papel do jogador notívago Mattia.

“Passei muito tempo em salas de jogo - umas públicas, outras privadas - para conhecer bem o meio envolvente e como os jogadores se posicionam e vivem com as derrotas e vitórias. Para sentir também o vício do jogo”, diz.

Além do laboratório, Ricardo emagreceu para viver seu personagem, viciado em jogo e usuário de drogas. “Fiz uma dieta acompanhado de um personal trainer e uma nutricionista para viver um homem, o meu Mattia. Com um aspecto mais vincado no rosto, com olheiras e muito magro”.

Se ser dirigido por Fanny Ardant não bastasse, Ricardo contracena com grandes nomes como Gérard Depardieu, John Malcovitch, Asia Argento, Franco Nero. O convívio, porém, é visto com muita normalidade pelo ator.

“É muito bacana trabalhar com atores que você admira e que acompanha a carreira ao longo da vida, pois, como cinéfilo que sou, vejo muitos filmes com eles e agora sou eu que estou dividindo a cena com eles. Encaro isso com muita normalidade”, explica.

Tanta experiência, ele promete, não vai afastá-lo do Brasil. "Em março vai ter novidades na telinha da TV Globo", diz, sem revelar detalhes do novo trabalho.