Topo

Dois curtas brasileiros participam de evento paralelo do Festival de Cannes

Pôster de "O Florista"  - Reprodução
Pôster de "O Florista" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 16h47

Dois curtas metragens brasileiros, "O Florista" e "Algumas Mortes", irão participar da "Court Métrage - Short Film Corner", evento paralelo do Festival de Cinema de Cannes em produtores de curtas de diversos países apresentam seus trabalhos e participam de palestras e workshops.

O evento é realizado paralelo a competição oficial, que entrega a Palma de Ouro aos vencedores de 2012. Os curtas ficam acessíveis digitalmente para todos os espectadores do festival e aparecem no catálogo de curtas. Os diretores também podem exibir seus filmes em cabines individuais.

Criador de "O Florista", Filipi Silveira viaja pela primeira vez para Cannes e também tem sua primeira vez na direção. O curta de suspense conta a história de um serial killer florista. "O filme tem várias referências ao cinema noir e de suspense", comentou ao UOL na tarde desta sexta (1). De acordo com Silveira, o filme foi uma parceria com uma produtora amiga, a Zion Filmes. 

Ao contrário de Filipi, Lucas Camargo de Barros, diretor do drama "Algumas Mortes", já produziu outros três curtas, ainda que este seja o primeiro que participa de um em Cannes. O diretor teve contato com o festival na Mostra Tiradentes, onde encontrou um representante do festival de cinema francês. O longa conta a história de um homem que perdeu tudo na vida e tem André Stern, Sandra Camargo de Barros, Gustavo Casabona e Ricardo Aires no elenco. 

A 66ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 15 e 26 de maio na cidade francesa. A organização do evento ainda não anunciou os filmes que competirão pela Palma de Ouro, mas confirmou o cineasta Steven Spielberg como presidente do júri.