Topo

James Franco diz que lado cômico o atraiu para papel de "Oz: Mágico e Poderoso"

Mila Kunis e James Franco em cena de "Oz: Mágico e Poderoso", filme de Sam Raimi - Divulgação/Disney
Mila Kunis e James Franco em cena de "Oz: Mágico e Poderoso", filme de Sam Raimi Imagem: Divulgação/Disney

Manuela Ribas

Do UOL, em Pasadena (EUA)

06/03/2013 05h00

A clássica história do Mágico de Oz volta às telas 74 anos depois do filme protagonizado por Judy Garland. Desta vez, a aventura --que explora o passado do famoso feiticeiro Oz, criado pelo escritor L. Frank Baum-- é dirigida por Sam Raimi (trilogia "Homem Aranha") e estrelada por James Franco.

JAMES FRANCO

  • Merie Weismiller Wallace/Disney

    Além de mágico, Oz é um belo e encantador charlatão que não se importa em ser um bom homem, e casamento está fora de seus planos. Para seu intérprete, no entanto, construir uma família faz parte de seu futuro. "Eu tenho uma boa família, fui criado muito bem. Adoro crianças. Leciono, não para crianças --meus alunos são mais velhos-- mas amo fazer isso. Essa relação de passar experiência e conhecimento é algo que me satisfaz. Todas essas coisas vêm com uma família, então, em algum ponto, sim, quero construir uma família", diz James (na foto à cima, com o diretor Sam Raimi).

    Sobre o início de sua carreira, o ator conta que antes de se tornar uma estrela de Hollywood ele já era fã de filmes e admirava atores como River Phoenix e Corey Feldman, mas não entendia muito sobre o caminho para trabalhar no ramo. Foi quando se transferiu pra Los Angeles que tudo mudou. "Quando cheguei na cidade, percebi que muita gente queria seguir essa carreira como profissão e que realmente podia ser algo que você poderia tentar fazer. Entrei em um curso de atuação. Meus pais não ficaram muito felizes. Eles não me ajudavam mais a pagar o aluguel. Eu trabalhei no McDonalds por três meses e aí consegui um papel em um comercial para a TV e eles pagavam bem. Foi quando percebi que poderia me manter trabalhando como ator". James ainda afirma que se soubesse que tudo iria acabar bem e pudesse voltar no tempo, diria a si mesmo para relaxar e não levar as coisas tão a sério.

Na aventura, que chega aos cinemas em 8 de março, Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa foge do Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, onde ele acha que fama e fortuna o aguardam, isso até encontrar três bruxas: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande mágico que todos esperam.

Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas através de ilusão, engenhosidade e até de um pouco de magia, Oscar se transforma não apenas em um grande mágico, mas em um homem melhor também.

“O filme é leal aos livros de L. Frank Baum em vários aspectos. As coisas que precisavam estar presente para que todos se familiarizassem e reconhecessem Oz, como as feiticeiras e macacos voadores estão no filme. Mas por outro lado existem muitas coisas novas. Como um fã de Oz, eu senti que eles foram leais e inovadores como deveriam ser”, declarou James Franco, durante entrevista coletiva realizada com o elenco e o diretor da produção.

Para o diretor Sam Raimi, seu maior desafio no filme “talvez tenha sido na hora decidir o que manter e o que tirar de cada personagem para garantir o equilíbrio na atuação de todos”, afirmou.

3D
O filme foi gravado em 3D e Sam garante que quem assistir ao filme 2D não viverá a experiência completa. “Nós investimos muito nessa tecnologia. Pensamos em tomadas feitas só para o 3D. Algumas imagens são convertidas, mas nós queríamos que esta fosse uma experiência 3D única. Acho que assistir ao filme em 2D seria o mesmo que ouvir algo estéreo em mono. O mais importante do filme são os personagens e eles estarão lá, mas a versão 2D não garante a mesma imersão no mundo de Oz que o 3D traz ao público", argumentou.

Oz
Além da fantasia e aventura, a comédia foi uma das coisas que chamaram a atenção de James Franco para o papel. “Oz é um personagem que não se encaixa neste mundo fantástico e por todos acreditarem que ele é realmente o feiticeiro que todos esperam, ele começa a fingir  que de fato é e se coloca em situações constrangedoras e muito cômicas. Pra mim isso foi uma das razões pelas quais me senti atraído por este papel”, afirma.

Para interpretar Oz, James teve aulas de truques de mágica com o mágico Lance Burton. Trabalhando todos os dias, James aprendeu truques envolvendo pombos e fogo, assim como tirar objetos da cartola e fazer coisas levitarem. “Eu tive que aprender os truques para poder fazer sozinho na frente das câmeras, mas Lance estava sempre lá pra me ajudar. Eu acho que eu não conseguiria fazer algum truque sozinho em uma festa, eu precisaria dele por perto”, completou.

Theodora
Sentada ao lado de James Franco durante a entrevista, a atriz Mila Kunis, que interpreta a bela e ingênua feiticeira Theodora no filme, acredita que a nova história de "Oz: Mágico e Poderoso" é muito diferente do que ela se lembra de ter lido quando criança. “É algo que li há 20 anos, eu era pequena. Eu tenho um bom senso de memória sobre os livros, mas pouco lembro sobre os detalhes e vejo este filme de uma forma diferente”.

TRAILER LEGENDADO DE "OZ: MÁGICO E PODEROSO"

No filme a ingenuidade da feiticeira Theodora acaba com uma desilusão amorosa que parte seu coração para sempre. Sobre suas próprias desilusões, Mila afirma que já sentiu vontade de punir os homens que partiram seu coração, mas nunca colocou nada disso em prática “talvez eu já tenha tido pensamentos de vingança, mas eu nunca consegui seguir adiante. Mas claro já pensei nisso, muitas vezes”, conclui.

Sobre a vaidade, a atriz revela que não costuma preocupar-se com o visual das personagens que interpreta e que prefere se soltar ao invés de se preocupar com este tipo de coisa. “Não é sempre que eu interpreto personagens lindas e arrumadas. Por exemplo, o último filme que eu recém terminei de filmar, onde o James (Franco) interpreta meu ex-marido. Eu não uso nenhuma maquiagem e meu cabelo tem frizz e está cacheado como meu cabelo é naturalmente", conta.

Essa não é a primeira vez que James e Mila trabalham juntos e o ator não economiza os elogios quando se refere ao talento e à beleza da atriz. “Eu e a Mila já fizemos muitas coias juntos e quando eu me reuni com John Roth e Sam Raimi para falar sobre 'Oz', eles  já estavam falando sobre a Mila e isso foi um grande ponto positivo para mim. Ela é não apenas a mulher mais sexy do mundo. Ela obviamente é linda e uma atriz muito talentosa, mas é ótima de trabalhar junto, pois é muito esperta, tem a mente aberta, e sabe lidar com todos os gêneros --comédia, drama, etc. Ela é meu estilo de atriz. Além disso, e eu sou meio russo e ela é totalmente russa, temos isso também. Acho que fomos feito um para o outro”, brinca.