Topo

Antiga marca do estúdio, Disney engaveta animações em 2D

Cena do filme "O Ursinho Pooh", animação em 2D da Disney, desenhada à mão - Divulgação
Cena do filme "O Ursinho Pooh", animação em 2D da Disney, desenhada à mão Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/03/2013 17h46

A Disney não pensa em lançar novos desenhos em 2D para os cinemas, segundo o presidente-executivo Bob Iger. Marca registrada do estúdio que reúne diversas companhias de animações, o formato tradicional foi consagrado pela Disney em produções como "Fantasia", "Bambi" e "Branca de Neve e os Sete Anões". As informações são do jornal britânico "The Guardian" nesta quinta-feira (7).

O executivo não descartou que novas produções em 2D possam ser lançadas pela Disney em tela grande, mas o tempo de produção extenso de filmes com desenhos feitos à mão fará com que os fãs não vejam longas do gênero feitos pelo estúdio norte-americano nos próximos anos.

"Há muita atividade no universo de desenhos a mão, mas são produtos mais voltados à TV", afirmou Iger. "No momento, nós não temos nenhum filme em desenvolvimento em 2D."

Admiradores de 2D haviam celebrado a chegada de John Lasseter, ex-chefe dos estúdios Pixar, à chefia de criação na divisão de animações da Disney em 2006. Apesar de ser lembrado pelo trabalho em "Toy Story", animação pioneira no uso de computação gráfica, Lasseter trouxe de volta profissionais largados pela Disney durante o avanço tecnológico vivido na década de 1990.

VEJA O CURTA "PAPERMAN", VENCEDOR DO OSCAR EM 2013

Desde então, Lasseter foi o responsável por lançar "A Princesa e o Sapo" e "O Ursinho Pooh", duas animações com desenhos a mão que cativaram os críticos, mas falharam nas bilheterias dos cinemas. Na mesma época, filmes realizados com computação gráfica como "Enrolados" e "Bolt - Supercão" renderam mais de US$ 300 milhões com exibições mundo afora.

"O consenso geral de antes era o de que o público não queria assistir a desenhos feitos a mão, o que é completamente ridículo de se afirmar", diz Lasseter. "Mas, infelizmente, o 2D virou uma desculpa para histórias ruins."

Mesmo com a negativa de Iger e o desempenho ruim nas bilheterias, o jornal britânico aponta que a Disney talvez esteja desenvolvendo uma nova animação ao estilo de "Paperman", curta vencedor do Oscar em 2013. Este filme foi feito por animadores que desenhavam em programas de computador ao invés de modelarem imagens.

Há também um programa de estágio com oito semanas de duração especialmente voltado para animações em 2D que será oferecido pela Disney em meados de 2013.