Topo

Tom Cruise classifica "Oblivion" como "totalmente original"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

27/03/2013 21h50Atualizada em 28/03/2013 08h11

Em meio a gritaria de cerca de 200 fãs que o aguardavam, o ator Tom Cruise chegou por volta das 20h na première do filme "Oblivion" no cinema Odeon, no centro do Rio. Antes da sessão começar, o astro manteve o sorriso e parou para dar autógrafos e tirar fotos por quase duas horas. Uma fã segurava um cartaz com um pedido escrito em inglês: "casa comigo?".

Em entrevista ao UOL no tapete vermelho, o ator classificou o longa metragem dirigido por Joseph Kosinski como "totalmente original" e disse torcer para que o público goste da experiência. "O diretor é um visionário. A história ocorre 60 anos no futuro. O Jack Harper [seu personagem] desce todo dia ao planeta Terra para fazer reparos. A questão é que ele não quer abandonar o planeta", comentou. A história retrata o drama pessoal do introspectivo do engenheiro Jack Harper (Cruise) antes de cumprir sua última missão.

Tom estrela ficção científica

Divulgação
"Oblivion", do diretor de "Tron: O Legado", Joseph Kosinski, combina o drama pessoal e introspectivo do engenheiro Jack Harper (Cruise) antes de cumprir sua última missão e despedir-se para sempre de seu planeta, com a ação própria de uma superprodução de Hollywood que vai ganhando importância no filme à medida que se desenvolve a trama.

Para o ator, o filme que estreia mundialmente no dia 12 de abril é mais do que uma história de ficção científica. Trata de assuntos universais, como o processo para se transformar em um herói. Assim como na série "Missão Impossível", Tom dispensou dublês para gravar as cenas de ação, especialmente nas de maior impacto. “Fiz tudo sem dublê e até na nave-bolha, uma nave espacial que foi construída e que no filme ela desce ao planeta”.

Principal atração da pré-estreia, Tom foi à sessão acompanhado pelas atrizes Olga Kurylenko e Andrea Riseborough. Além da comitiva do filme, quem esteve lado do ator todo o momento no tapete vermelho foi sua irmã Lee Anne Devette, que atua como relações públicas. Um grupo restrito de fãs pode assistir a sessão, com poucas celebridades brasileiras convidadas.

Já dentro do cinema, Tom conversou com a plateia antes da exibição do filme. “Tenho sempre uma recepção calorosa e espero voltar aqui mais vezes. Voltei para compartilhar o filme com vocês porque adoro o Brasil”, disse, e foi aplaudido. "Querem saber o final? Vão ter que ficar para ver”, brincou. O ator ainda explicou que a cena inicial do filme não é efeito especial. "[O diretor] Kosinski foi até o topo de um vulcão no Havaí e passou semanas fotografando as nuvens, o  amanhecer e o pôr do sol e, com essas imagens, construiu o set de filmagem com uma grande tela circulando. Ele projetou as imagens das nuvens que gravou no Havaí e nos colocou atuando, algo nunca visto antes”, contou.

Tom Cruise lembrou que, durante as gravações, o elenco se sentia “nas alturas”. “E para o público parece muito mais real”. "Oblivion" teve cenas rodadas na Islândia e em montanhas da Califórnia. Ao apontar para as duas atrizes que o acompanharam no lançamento, Olga Kurylenko e Andrea Riseborough, “estas ladies são ótimas atrizes, sou muito sortudo em trabalhar com elas”.
 
5 dias no Rio

Durante sua estadia de cinco dias no Rio, o ator mais bem pago de Hollywood, segundo ranking da revista "Forbes", quer descansar e conhecer o estádio que vai sediar a Copa, o Maracanã, que ainda está em obras. Depois de apresentar a sessão, Tom irá jantar em uma churrascaria da cidade, segundo os produtores. O ator "apreciou muito" um restaurante que conheceu em 2011. 

Tom chegou ao Rio na manhã desta quarta e foi direto para o hotel em que está hospedado na zona sul da cidade, em Copacabana, e que já o recebeu em outras ocasiões. Uma das exigências do astro é uma academia de ginástica montada só para ele, dentro do quarto. Ele também quer visitar o Cristo Redentor, mas isso dependerá da previsão do tempo.

Cruise veio da Argentina, onde causou furor em um cinema de Buenos Aires, e fica na capital carioca até o próximo domingo, 31. Depois de divulgar o filme na América Latina, o ator segue para a Rússia.

Nesta visita, Tom deve optar por roteiros turísticos diferentes dos anos anteriores. A produtora que traz o astro americano ao Rio vai oferecer a ele uma seleção de passeios, que incluem casas noturnas e restaurantes.

É a quarta visita do galã ao país. Desta vez, está oficialmente solteiro. Tom já foi casado com a atriz Nicole Kidman e namorou Penélope Cruz. Atualmente, está oficialmente separado de Katie Holmes, mãe de sua filha Suri, desde junho de 2012.

Em 2011, para o lançamento de "Missão Impossível: Protocolo Fantasma", Tom ficou apenas um dia no país.

Em 2010, veio para divulgar "Encontro Explosivo", e em 2009, acompanhado pela ex-mulher Katie e Suri, para a promoção de "Operação Valquíria".