Topo

Vilão de "Barbarella", Milo O'Shea morre aos 86 anos

Milo O"Shea durante evento em Nova York em 2003, onde morava desde os anos 1970 - Getty Images
Milo O'Shea durante evento em Nova York em 2003, onde morava desde os anos 1970 Imagem: Getty Images

Do UOL, de São Paulo

03/04/2013 10h41

O ator irlandês Milo O’Shea morreu na terça-feira (2) aos 86 anos, após sofrer de uma breve doença. A informação foi confirmada pelo seu filho às agências internacionais.

Com longa carreira no teatro e no cinema, Milo se destacou na produção “Romeu e Julieta”, do diretor Franco Zefrrirelli, em 1968. No mesmo ano, também atuou em “Barbarella” e “Alucinação de Ulisses”, onde interpretou o papel principal de Leopold Bloom, na adaptação do livro de James Joyce.

No futurista “Barbarella”, Milo era o vilão Durand-Durand, que anos mais tarde serviria de inspiração para a banda pop dos anos 1980, Duran Duran. Ele voltou ao papel anos depois no filme “Arena”.

Na TV, Milo participou de séries como “Frasier”, “Cheers” e “Oz”. Seu último papel foi como um chefe de justiça no seriado “The West Wing”.

Em 1982, estrelou, ao lado de Paul Newman, o filme “O Veredito”. E também trabalhou com o conterrâneo Neil Jordan em “Nó na Garganta”, de 1987.

Em 2003, estrelou “Puckoon”, um filme baseado em um romance em quadrinhos por Spike Milligan. A sátira, que se passa em uma aldeia dividida em duas, foi filmado a Irlanda do Norte e nos condados fronteiriços da República da Irlanda – sua terra natal.

Milo começou no teatro em Dublin, passou pelos palcos do Reino Unido e depois se mudou para Nova York, na década de 1970, onde viveu até sua morte.

Ele deixa sua esposa, a atriz Kitty Sullivan, dois filhos e três netos.