Topo

Halle Berry pretende diminuir ritmo da carreira após gravar "X-Men"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

10/04/2013 13h09

No Brasil para lançar o thriller "Chamada de Emergência", a atriz norte-americana Halle Berry, 46, admitiu que pretende diminuir o ritmo na rotina de gravações para cuidar da gravidez. Berry está no terceiro mês de gestação, fruto de seu relacionamento com o ator francês Olivier Martinez, 47, de quem é noiva há mais de um ano.

Na próxima semana, Berry começa a rodar "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" e, depois, ficará fora de cena até o nascimento de seu segundo filho. "Acho que naturalmente devo dar um 'slow down' nos próximos seis ou sete meses, mas depois de ter o bebê devo voltar a trabalhar no começo do ano que vem. Ainda não sei bem, mas já tem algumas coisas surgindo", comentou a atriz em coletiva realizada nesta quarta-feira (10) no Copacabana Palace, onde a atriz está hospedada, no Rio de Janeiro. 

Berry afirmou estar “animadíssima” a voltar a gravar a personagem Tempestade, de "X-Men". “O elenco é enorme e eu faço parte do conjunto, vão ter personagens do passado e novos que passam por vários caminhos da vida”.

Clayton Militão/Foto Rio News
Acho que naturalmente devo dar um 'slow down' nos próximos seis ou sete meses, mas depois de ter o bebê devo voltar a trabalhar no começo do ano que vem. Ainda não sei bem, mas já tem algumas coisas surgindo

Halle Berry, atriz

Mesmo grávida, Berry vai tentar “camuflar” a barriga para viver a heroína Storm. “Há formas  de camuflar e evitar a barriga na filmagem. Ela não vai poder lutar ou voar, vai ser diferente do planejamento inicial”, admitiu.

Dirigido por Brad Anderson, "Chamada de Emergência" estreia no Brasil na próxima sexta-feira (12).

Gravidez e carreira

Berry brincou com os jornalistas que, mesmo sendo mãe, não pretende abandonar de vez o que mais gosta: trabalhar na indústria cinematográfica. “Ser mãe agora não vai me afetar como artista. Com um outro bebê a caminho, a mamãe não vai poder tirar férias, vou continuar trabalhando. Quando tive a primeira filha, parei uns quatro anos. Era a minha primeira vez, agora já tendo feito isso, vou ter a criança e continuar (a trabalhar)”.

A atriz disse que em "Chamada de Emergência" a trama fica “sobre as suas costas”, pois ela é a protagonista e aparece em grande parte das cenas falando ao telefone, diferente de "X-Men", em que contracena com outros atores.

A atriz vencedora do Oscar por sua atuação em “Monster's Ball - Depois do Ódio”, em 2002, e que já atuou ao lado de Hugh Jackman na trilogia “X-Men” e “007 - Die Another Day” com Pierce Brosnan, vive dessa vez em “Chamada de Emergência” a personagem Jordan, uma operadora do 911 do call center da polícia americana.

Na trama, a personagem de Berry tenta salvar a vida de uma jovem garota e é confrontada por um assassino que fez parte de seu passado. Jordan é uma veterana no serviço de chamadas de emergência, um trabalho permanentemente tenso, e atende aos mais diversos telefonemas, incluindo pedidos de socorro. Um destes pedidos termina de forma trágica e Jordan fica arrasada.

“Esse gênero de thriller de suspense sempre foi o meu favorito e, principalmente, ter uma mulher fazendo esse tipo de papel. O que me atraiu foi que o roteiro era bem escrito e tinha muitas surpresas. Não é comum ver mulheres fortes e inteligentes em filmes, que se recusam ser vitimizadas”, afirmou Berry ao citar que se inspirou no trabalho de atrizes como Jodie Foster e Sharon Stone.

O fato de Berry ser, na vida real, mãe de Nahla, com 5 anos, a motivou a entrar na personagem da trama. “Como sou mãe, tenho uma grande paixão por crianças. Se tivesse uma criança em perigo eu teria feito qualquer coisa para ajudá-la, nem que tivesse que me arriscar, isso faz parte do meu inconsciente. Tentei dar essa contribuição de mim mesma para o papel."

Como preparação para filme que foi rodado em apenas 24 dias, Halle Berry relembrou o momento que sua casa havia sido invadida por assaltantes e teve que chamar o serviço de emergência 911. “A única experiência que tive com o 911 foi que, ironicamente, tive que ligar um ano antes de fazer esse filme. Uma pessoa tentou entrar na minha casa, vi como funciona o sistema e a importância da atendente do outro lado da linha. Pensei, ‘nossa, vou fazer um filme sobre isso’. Passei também muito tempo com as operadoras”.

Divulgação
O cabelo foi ideia minha, parece que todo mundo odiou. Ficou muito identificado comigo, nos Estados Unidos todo mundo me imagina com esse cabelo. Toda vez que faço uma personagem, tento eliminar esse cabelo e imaginar que penteado a personagem teria

Halle Berry, atriz

No thriller, o centro de atendimento da polícia norte-americana é uma réplica bastante parecida do call center de Los Angeles, destacou  a atriz. “Fiquei um tempo com as operadoras, tomando notas, vendo as atendentes responderem, ouvi muitas gravações e coisas horrorosas. Cerca de 80% das pessoas que passam pelo treinamento não se formam, e quase a metade dos que entram, acabam pedindo demissão nos primeiros meses”, afirmou.

Novo look
Sempre com um corte de cabelo curto e arrepiado, penteado que virou sua marca registrada, Berry aparecerá no filme com um novo look: cabelos crespos e mais encorpados. A mudança no visual, garante a atriz, é para que as pessoas não confundam muito a atriz com a personagem.

“O cabelo foi ideia minha, parece que todo mundo odiou”, brincou. “Esse penteado (cabelo curtinho) ficou muito identificado comigo, nos Estados Unidos todo mundo me imagina com esse cabelo. Toda vez que faço uma personagem, tento eliminar esse cabelo e imaginar que cabelo a personagem teria”.

Primeira vez no Brasil
Vinda da Argentina, Berry admitiu que ainda não teve tempo para conhecer a cidade do Rio da Janeiro. Esta é sua primeira vez no Brasil. “Cheguei ontem de noite e acordei com a praia do lado de fora. Foi tudo o que vi até agora. Adoraria ir ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar que já ouvi falar. Vamos a alguns restaurantes por aqui e vou tentar dar uma caminhada na praia”, comentou.

Questionada se já recebeu algum convite para filmar no Brasil, Halle Berry não hesitou: “Eu filmaria aqui no Brasil imediatamente. Viajo o mundo inteiro e vou filmando. Se tiverem um roteiro hoje aqui podem me enviar", disse. "Vou ter que falar 'brasileiro'? Não sou muito boa para o português, mas dá para aprender”, brincou ao dizer que não teve a oportunidade assistir a muitos filmes nacionais.