Topo

Ator que ganhou Urso de Prata em festival de Berlim recolhe sucata para sobreviver

Nazif Mujic com a mulher Senada Alimanovic e a filha Sandra Mujic em sua casa na Bósnia - Stringer/Reuters
Nazif Mujic com a mulher Senada Alimanovic e a filha Sandra Mujic em sua casa na Bósnia Imagem: Stringer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 12h57

Nazif Mujic, que ganhou o Urso de Prata de melhor ator no 63º Festival de Berlim, continua recolhendo sucata para sobreviver ao lado da mulher e da filha. Na disputa pela estatueta principal da categoria também estavam os atores Matt Damon e Jude Law.

Reconhecido por sua atuação no filme "Um Episódio na Vida do Apanhador de Ferro", em que interpreta ele mesmo junto com sua família, o longa-metragem retrata as dificuldades de Nazif para manter a mulher, Senada Alimanovic, e a filha na aldeia de Poljice, na Bósnia.

Com direção do cineasta bósnio Danis Tanovic, o longa explorou a precariedade da vida de Nazif, bem como a vontade de superar a pobreza extrema em que vive.

A estatueta do urso se tornou brinquedo nas mãos de Sandra Mujic, uma das filhas de Nazif.

Premiação

Na edição 2013 do festival, que aconteceu em fevereiro, o filme vencedor do Urso de Ouro foi o romeno "Child's Pose", do diretor Calin Peter Netzer.

"Pozitia Copilului" (título original do filme), conta a história de uma mãe que faz tudo que é possível para salvar o filho da prisão, expondo as desigualdades sociais da Romênia. O filme também ganhou o prêmio FIPRESCI no festival.

O Urso de Prata de melhor diretor foi para David Gordon Green, pelo longa "Prince Avalanche". Já o melhor primeiro filme ficou com o diretor australiano Kim Mordaunt por "The Rocket".

  • Kay Nietfeld/EFE/EPA/KAY

    O ator Nazif Mujic com o Urso de Prata durante a premiação no festival de cinema de Berlim