Topo

Globo de Ouro irá acontecer em 12 de janeiro de 2014; Oscar será em março

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 08h23

A 71º edição do Globo de Ouro, prêmio concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, será realizada no dia 12 de janeiro de 2014 -- no segundo domingo do ano. Os indicados serão conhecidos um mês antes, no dia 12 de dezembro.

Já os indicados ao Oscar 2014 serão revelados no dia 16 de janeiro, quatro dias depois da realização do Globo de Ouro. Mas os membros da Academia terão o prazo limite de 8 de janeiro para enviarem seus votos, sem serem influenciados pelos resultados do Globo.

Este ano, os indicados ao Oscar foram divulgados três dias antes do Globo de Ouro, no dia 10 de janeiro.

Em decorrência da transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno, a premiação do Oscar só será realizada em 2 de março, sete semanas após a premiação da Associação.

Prêmios em 2013

A 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro, realizada em 13 de janeiro, coroou o musical "Os Miseráveis", dirigido por Tom Hooper, e a série de TV "Homeland". As duas produções foram os grandes vencedores na noite, com três estatuetas cada. Já a superprodução "Lincoln", de Steven Spielberg, só recebeu apenas um prêmio -- pela atuação de Daniel Day-Lewis como o presidente Abraham Lincoln -- dos sete que disputou.

O principal prêmio da noite, a escolha do melhor filme dramático, ficou com a história baseada em fatos reais de "Argo". O drama do resgate de seis diplomatas norte-americanos presos na embaixada canadense no Irã pós-revolução de 1979 desbancou "Lincoln", longa que era apontado como favorito na noite.

A vitória de "Argo" foi uma surpresa isolada em meio ao anúncio de prêmios já aguardados. Além de Daniel Day-Lewis, a categoria de drama em cinema também reservou um prêmio para Jessica Chastain, que interpretou uma agente da CIA envolvida na caçada norte-americana a Osama Bin Laden -- a história foi retratada no longa "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow. Ela desbancou as atrizes Marion Cottilard ("Ferrugem e Osso"), Helen Mirren ("Hitchcock"), Naomi Watts ("O Impossível") e Rachel Weisz ("The Deep Blue Sea").