Topo

Diante de atentado, vilão de "Homem de Ferro 3" faz refletir sobre mundo real, diz Ben Kingsley

Estéfani Medeiros

Do UOL, em Los Angeles (EUA)*

24/04/2013 00h09

O ator Ben Kingsley, que interpreta o vilão Mandarim em "Homem de Ferro 3", acredita que seja possível levar uma mensagem positiva em filmes como o da franquia quando tragédias como o atentado em Boston acontecem. Ao conversar com o UOL nesta terça-feira (23) durante evento sobre o filme em Los Angeles, o premiado ator, vencedor do Oscar da categoria em 1983 pelo trabalho em "Gandhi", diz que até mesmo um vilão como Mandarim pode fazer os espectadores pensarem sobre o mundo real.

"Infelizmente o terror continua. Mas sempre penso em levar uma mensagem junto com o personagem. Deixar algo que as pessoas possam pensar e refletir. E é essa a proposta do Mandarim neste filme", afirma o artista de 69 anos ao se recordar. "Na minha carreira, sempre busco personagens que representem pessoas reais, com histórias reais. No caso do Mandarim, assisti a muitos vídeos políticos, documentários e programas de notícias para torná-lo real."

Acompanhando a proposta do longa, que busca mostrar um herói cada vez mais próximo da realidade, a versão cinematográfica do Mandarim parece ter saído de um programa de TV americano. Isso inclui cenas de bombardeios e referências a gravações caseiras usadas por Osama Bin Laden e Saddam Hussein em suas famosas mensagens para a América.

TRAILER LEGENDADO DE "HOMEM DE FERRO 3", COM BEN KINGSLEY

Este é o primeiro personagem dos quadrinhos que Kingsley interpreta, além de representar a estreia de Mandarim nas telonas. Ao ser questionado sobre a comparação com Heath Ledger e sua atuação como o vilão Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", o ator diz não saber como o público irá recepcioná-lo, mas se julga satisfeito com a sua imagem como Mandarim. "Foi muito interessante poder me ver nele. Depois de 1h40 de maquiagem, eu me olhava no espelho e era incrível: eu me transformava nele", lembra.

Espanto no set
Diferentemente do vilão, Kingsley é de uma cordialidade britânica, exibindo sua lustrosa careca, rosto sem barba e usando um sapato preto de bico quadrado durante as entrevistas para a imprensa em Los Angeles. Mas andando pelo set, com camiseta preta, cabelo grisalho e óculos escuros, Kingsley assustou a própria equipe quando se mostrou como Mandarim pela primeira vez. 

"Ele parecia absolutamente assustador na primeira vez que o vi vestido como o personagem e a equipe também teve a mesma sensação. Acho que ele será uma supresa para muita gente", diz Louis D'Esposito, produtor executivo do longa. 

"Durante os anos, Mandarim foi atualizado, mas nunca de uma forma que pudéssemos usar em um filme. Então [Shane] Black veio com essa proposta de torná-lo parecido com o Coronel Kurtz [de 'Apocalipse Now']", comenta o produtor Kevin Feige.

*A jornalista viajou a Los Angeles a convite da Disney