Topo

Liderados por Spielberg, diretores de cinema são maioria no júri de Cannes

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 18h06

Pela primeira vez desde 2005, a maioria dos membros do júri do festival de cinema de Cannes são diretores de cinema. Liderados pelo presidente Steven Spielberg, o grupo inclui Ang Lee (o homem que o venceu este ano na competição para o Oscar de melhor diretor), o vencedor da Palma de Ouro, Cristian Mungiu (“4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”), a escocesa Lynne Ramsay ( “Precisamos Falar Sobre  Kevin”) e a cineasta japonesa Naomi Kawase, que ganhou o Grand Prix de Cannes por “A Floresta dos Lamentos”, em 2007. As informações são do site "The Hollywood Reporter".

É um caso raro de júri em Cannes no qual os diretores terão o voto decisivo. A última vez que isso aconteceu, com Emir Kusturica como presidente do júri, há sete anos, a Palma de Ouro foi para os irmãos Dardenne, com o drama “A Criança”. Será interessante ver se o júri deste ano irá favorecer os títulos da competição que levam claramente a marca de seu criador, em oposição aos que se destacam pelas performances na tela.

Isso não significa que os atores não terão nada a dizer. Os quatro membros restantes do júri são os vencedores do Oscar Nicole Kidman e Christoph Waltz, o francês Daniel Auteuil e a atriz dos sucessos de Bollywood, Vidya Balan. Além de Balan, cuja nomeação pode ser vista como uma homenagem especial de Cannes para o cinema indiano este ano, todos os outros já foram premiados pelo festival. Waltz e Auteuil já receberam o prêmio de melhor ator no festival francês e Nicole Kidman tem sido o centro do palco em vários dos filmes mais memoráveis de Cannes dos últimos anos, de “Moulin Rouge” a “Dogville”, e “The Paperboy”, no ano passado.

O line-up do júri segue o que já se tornou uma prática padrão para Cannes: a nomeação de grandes nomes para o famoso grupo dos nove que decidirá quem vai levar a Palma de Ouro. O que está faltando este ano é a escolha surpresa - um jurado semelhante ao caso do estilista Jean Paul Gaultier, no ano passado e da escritora norueguesa Linn Ullmann, em 2011 - para fornecer uma visão de fora do processo.

Veja os filmes da mostra competitiva:

"Only God Forgives", de Nicolas Winding Refn
"Borgman", de Alex Van Warmerdan
"Behind the Candelabra", de Steven Soderbergh
"La Grande Bellezza", de Paolo Sorrentino
"Jeune et Jolie", de François Ozon
"Nebraska", de Alexander Payne
"La Venus a la Fourrure", de Roman Polanski
"Soshite Chichi ni Naru", de Kore-Eda Hirokazu
"La Vie D'Adele", de Abdellatif Kechiche
"Wara No Tate", de Takashi Miike
"Le Passe", de Asghar Farhadi
"The Immigrant", de James Gray
"Grisgris", de Mahamat-Saleh Haroun
"Tian Zhu Ding", de Jia Zhangke
"Inside Llewyn Davis", de Ethan Coen, Joel Coen
"Michael Kohlhaas", de Arnaud Des Pallieres
"Jimmy P.", de Arnaud Desplechin
"Heli", de Amat Escalante
"Un Chateau en Italie", de Valeria Bruni-Tedeschi