Topo

Edição de 2013 do Cine PE lança filme de Wilker e celebra Marieta Severo

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 05h00

A 17ª edição do festival Cine PE, realizado em Recife, vai exibir 39 filmes -- 27 curtas e 12 longas -- durante os sete dias de evento, que começa na noite desta sexta-feira (26) e vai até o dia 2 de maio.

A abertura, às 20h, ficará por conta do longa de estreia na direção de José Wilker, o filme "Giovanna Improtta", que traz no elenco traz Andrea Beltrão, Milton Gonçalves, Hugo Carvana, Othon Bastos, além de Wilker como o protagonista. O apresentador e humorista Jô Soares também faz uma participação especial.

Tanto as mostras competitivas de curtas como as de longas metragens contarão com um júri formado pelos diretor José Luiz Villamarim; o roteirista Marcus Ligocki; Pedro Pablo Lazzarini, diretor de fotografia e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica; a produtora Ruth Albuquerque; a atriz Paula Burlamaqui; e os jornalistas Beto Souza e Cleodon Pedro Coelho.

As inscrições para o júri popular foram encerradas no dia 20 de abril, mesmo dia que marcou o início da venda de ingressos para as mostras competitivas. A lista completa das produções que competem nas mostras competitivas que concorrem ao troféu Calunga (Longas Metragens e Curtas Digitais) pode ser conferida no site oficial do evento.

No encerrramento, será exibido o documentário "Os Sonhos de Um Sonhador - A História de Frank Aguiar", sobre a trajetória do astro do forró piauiense.

  • Helvécio Ratton / Divulgação

    A atriz Marieta Severo será uma dos três homenageados no festival em 2013

Homenagens e mostras
Três homenagens serão oferecidas durante o evento. A atriz Marieta Severo, o documentarista Silvio Tendler e Alexandre Niemeyer, representante do canal 100, serão os nomes celebrados no palco do Teatro Guararapes em 2013. Tendler terá o seu longa "Jango", visto por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, exibido durante uma das mostras especiais.

Outra mostra especial será "Brasil, País do Futebol", que vai contar com três curtas-metragens, disponíveis de graça ao público no sábado (27): "Berlinball", "Mauro Shampoo - Jogador, Cabeleireiro e Homem" e "Um Artilheiro no Meu Coração".

Haverá ainda a mostra "Brasil/Angola", com o documentário "Hereros Angola", de Sérgio Guerra, além de uma mostra paralela infantil, a ser exibida na manhã dos dias 29 e 30 de abril, com os filmes "Tainá 3 - A Origem" e "Peixonauta: Agente Secreto da O.S.T.R.A"