Topo

Estreia de José Wilker na direção abre 17° edição do Cine PE

José Wilker dirige seu primeiro filme "Giovanni Improtta" - Divulgação
José Wilker dirige seu primeiro filme "Giovanni Improtta" Imagem: Divulgação

Carlos Minuano

Do UOL, em Olinda

27/04/2013 09h13

“Comecei a trabalhar como ator em Recife, aos 13 anos de idade”, disse José Wilker, na abertura da 17° edição do Cine PE, que aconteceu na noite de sexta-feira (26) no Teatro dos Guararapes, em Olinda, Pernambuco. “Foi aqui que eu aprendi o meu ofício”.

Wilker falou pouco (menos de um minuto) antes da apresentação da comédia “Giovanni Improtta”, sua estreia na direção, e no qual também atua como protagonista.

Trailer do filme "Giovanni Improtta"

“Voltar neste momento é uma espécie de prestação de contas", acrescentou o ator, ao lado dos atores Milton Gonçalves, Othon Bastos, André Mattos e do diretor Cacá Diegues, que assina a produção do filme (e também faz uma participação especial).

Atraso

A fala resumida de Wilker (que depois assistiu ao filme do lado da filha, Isabel Wilker), pode ter sido motivada pelo atraso na programação.

A exibição dos filmes prevista para começar às 20h15, começou às 21h15. Antes o público teve que conferir uma longa série de agradecimentos a patrocinadores e propagandas.

Além de “Giovanni Improtta”, que conta as desventuras de um bicheiro que sonha com a fama, foram exibidos três curtas dentro da mostra competitiva: ”12:40”, de Dario Jr, “Íris”, de Kiko Mollica, e a animação “Joana”, de Daniel Pereira Lima.

O Canal 100, que apresentava jogos nos cinemas até 1970, foi homenageado. Foram exibidos trechos de partidas antigas. Nesta edição e na próxima, de olho na copa, o festival celebra o futebol.

Neste sábado, 27, é a vez de Marieta Severo receber homenagem. A atriz está no elenco de “Vendo ou Alugo”, que será exibido às 21h.