Topo

"Skyfall" e "Intocáveis" impulsionam melhor desempenho de filmes da UE em 12 anos

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 13h13

O ultimo filme da franquia James Bond, “007 – Operação Skyfall”, foi o principal responsável para que filmes produzidos na União Europeia atingissem a maior participação no mercado cinematográfico europeu em 12 anos.

Com alta de 12% em 2012, os filmes da UE representaram 33,6% dos ingressos vendidos no continente no ano passado, a melhor marca desde o ano 2000. As informações são do site Deadline.

De acordo com o Observatório de Cinema Audiovisual Europeu, Skyfall – coprodução majoritariamente britânica que também contou com participação americana –  foi o filme europeu mais visto no continente em 2012, com 44,38 milhões de ingressos vendidos, seguido por duas produções francesas.

“Intocáveis”, que conta a história de amizade entre um tetraplégico e um imigrante africano contratado para ajudá-lo, teve 24,07 milhões de bilhetes comercializados, ficando na segunda colocação, e “Busca Implacável 2”, no qual um agente aposentado da CIA e sua mulher são sequestrados, foi o terceiro colocado, visto nos cinemas por 10 milhões de europeus.

Apesar de o total de ingressos vendidos no continente ter caído no ano, a receita com bilheteria atingiu um recorde de 6,48 bilhões de euros, graças à alta do preço dos bilhetes e um aumento de produções 3D.

Os filmes americanos – mais vistos pelos europeus – aumentaram sua participação no mercado cinematográfico do continente para 62,8%, ainda longe dos 68,4% atingidos em 2010. “A Era do Gelo 4”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” foram os hollywoodianos mais assistidos na Europa em 2012.

No Reino Unido, Skyfall foi o filme britânico mais assistido de todos os tempos, mas a venda total de ingressos ficou estável no país. Na Espanha em crise, o comércio de bilhetes caiu 4,8%. A França também viu uma queda de espectadores de 6,3% nas salas em 2012, depois que 2011 registrou a maior presença em cinemas dos últimos 45 anos. Alemanha, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Romênia registraram aumento de presença nos cinemas.

O ator Daniel Craig, que viveu o agente 007 nos últimos três filmes da série, já assinou contrato para interpretar James Bond em mais dois filmes da franquia. Ele substituiu Pierce Brosman, em papel que também já foi de Sean Connery, Roger Moore e Timothy Dalton.