Topo

"Os Desnecessários": 15 filmes que poderíamos ter passado sem ver

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 05h00

Algumas vezes são continuações oportunistas ou remakes que não fazem jus à obra original. Outras são adaptações infiéis de livros e personagens de quadrinhos que revoltam os fãs ou projetos pretensiosos demais para o orçamento e as condições técnicas da época. Isso quando o pecado não é simplesmente trabalhar com ideias estapafúrdias. UOL Cinema fez uma lista - nada científica - de filmes que arruinaram carreiras, fecharam estúdios e perderam muito dinheiro. 

Quem ainda se lembra de "Elektra", filme com Jennifer Garner que levou às telas uma das anti-heroínas mais sensuais e adoradas dos quadrinhos da Marvel mas terminou resultando em milhões de fãs reclamando e um amargo fracasso de bilheteria? Se "Demolidor" já foi um filme bem meia-boca, o que dizer deste spin-off que transformou a ninja assassina dos quadrinhos numa espécie de Karatê Kid geração malhação? Nem as cores do uniforme da personagem foram respeitadas. 

Outro queridinho dos cinéfilos que poderia ter sido deixado quieto foi Alfred Hitchcock e seu irretocável "Psicose". Em 1998, o diretor americano Gus Van Sant quis refilmar o original do mestre dos suspense praticamente quadro a quadro, mas só conseguiu desperdiçar um bom elenco. Em termos de bilheteria e recepção crítica, o longa passou em brancas nuvens. Ninguém entendeu muito bem qual a razão de tudo isso.

A lista de filmes que não precisariam ser vistos - ou mesmo feitos - não estaria completa sem seus representantes brasileiros. Goste-se ou não do ex-presidente, a pergunta que fica é: precisava mesmo fazer uma cinebiografia de Lula enquanto ele ainda estava no governo, escalar uma global do quilate de Glória Pires e indicar o filme para concorrer a uma indicação ao Oscar, que nunca veio? Também merece lembrança a aposta fracassada em outra biografia verde-amarela, a do empresário de mídia Assis Chateaubriand, capitaneada pelo ator Guilherme Fontes, e que nunca sequer viu a luz do dia. 

E você, concorda com a lista? Vote na nossa enquete e deixe sua sugestão nos comentários abaixo se lembrar de algum filme que poderia entrar para esta ingrata seleção.