Topo

Disney é criticada por criar versão sexy da princesa de "Valente"

Do UOL, em São Paulo

13/05/2013 08h53

A Disney está sendo criticada por fãs e pela diretora de "Valente", Brenda Champman, por ter repaginado a princesa Merida para uma nova linha de brinquedos. As informações são do jornal inglês "The Guardian". 

  • Reprodução

    Princesa Merida, de "Valente", ganha versão mais sexy para integrar time de princesas da Disney

Para integrar a coleção de princesas da Disney, Merida aparece sem o arco, mais magra, mais velha e mais sensual em comparação à personagem retratada na animação que levou o Oscar no ano passado.

Uma petição lançada no site Change.org para que a Disney retorne às origens de Merida já recebeu 100 mil assinaturas em pouco mais de uma semana.

Dirigida ao presidente da Disney Bob Iger, a petição diz: "A Princessa Merida é o que inúmeras meninas e seus pais estavam esperando: ela é forte, confiante e pronta para partir para sua próxima aventura com seu arco a postos. Ela era uma princesa que se parecia uma menina real e completa por suas "imperfeições".

A petição ainda diz que a reformulação de Merida é um grande desserviço para as milhões de crianças que acreditavam que ela é um modelo de agente de mudança e não apenas um troféu para ser admirado. "Além disso ao fazê-la mais magra, mais sexy e mais madura na aparência, você passa a mensagem que para serem reconhecidas como verdadeiras princesas, as meninas devem estar de acordo com o restrito padrão de beleza".

Uma das diretoras da animação, Brenda Chapman disse a um jornal americano que a Disney perdeu completamente o ponto ao criar uma nova versão para a sua criação. "Eu acho que é atroz o que eles têm feito com Mérida", ela escreveu para o jornal "Marin Independent". "Quando as meninas dizem que gostam dela porque é mais brilhante, inconscientemente, elas estão absorvendo o look sexy da nova versão. É horrível!".

"Merida foi criada para quebrar o padrão", acrescentou. "Para dar às meninas um modelo mais acessível, melhor, mais forte e com substância, e não apenas um rostinho bonito que espera um romance".