Topo

Produtor de filme sobre Obama quer retirada de Michael Moore de conselho do Oscar

Premiado com melhor documentário por "Tiros em Columbine", em 2003, Michael Moore foi vaiado quando lançou um ataque violento ao na época presidente George W. Bush por travar a guerra no Iraque - AP
Premiado com melhor documentário por "Tiros em Columbine", em 2003, Michael Moore foi vaiado quando lançou um ataque violento ao na época presidente George W. Bush por travar a guerra no Iraque Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

13/05/2013 13h08

O produtor Gerald Molen, de filmes como “A Lista de Schindler”, “Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros” e “Minority Report: A Nova Lei”, quer que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pelo Oscar, considere a remoção do documentarista Michael Moore do seu conselho. As informações são do site da revista “The Hollywood Reporter”.

Molen coproduziu “2016: Obama’s America”, documentário de teor conservador sobre o governo de Barack Obama, e afirma que a obra foi ignorada pelo Oscar por sua inclinação direitista. Em carta ao presidente da Academia, Hawk Koch, Molen culpa Moore e outros dois membros da seção de documentários do conselho da Academia pelo fato de o filme ter sido supostamente esnobado.

Na carta, datada de 16 de abril, Molen afirma que “2016” foi o documentário mais popular de 2012. “Como muitos que gostaram e comentaram o filme, fico imaginando se ele foi excluído por ‘outros’ motivos”, afirma a mensagem.

Em uma carta de resposta a Molen, Koch negou que o filme tenha sido ignorado. “Quero assegurá-lo que ‘2016’ foi tratado da mesma maneira que os outros 125 filmes submetidos na categoria Documentário do mais recente Oscar”, afirmou o presidente da Academia.

Os diretores de "2016” preparam uma continuação do longa para este ano, segundo o site Deadline Hollywood. O título do filme será "America".

Dinesh D"Souza, coautor do roteiro e codiretor de "2016" irá gravar com John Sullivan, com quem trabalhou no primeiro documentário e Molen, que voltará como produtor.

Assista ao trailer do filme (em inglês)