Topo

José Wilker conta que aprendeu nas ruas alguns bordões de Giovanni Improtta

José Wilker divulga "Giovanni Improtta" no "Mais Você" - Reprodução/TV Globo
José Wilker divulga "Giovanni Improtta" no "Mais Você" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 10h42

José Wilker contou com a ajuda de pessoas que conheceu na rua para aprimorar Giovanni Improtta, personagem que ficou famoso na novela "Senhora do Destino" e que agora ganha um filme que estreia nesta sexta-feira (17) nos cinemas brasileiros.

Relembre alguns bordões de Giovanni Improtta

Felomenal
Há malas que vêm de trem
O tempo ruge e a Sapucaí é Grande
A vaca vai voar 
Vou me pirulitar

No "Mais Você" desta quinta, Wilker, que também dirige o longa, disse que "o melhor que pode acontecer a um personagem é o público se apoderar dele". Por isso, ao longo da novela, Wilker fez questão de sair às ruas para ouvir os que as pessoas estavam falando. Com isso, pôde criar novos bordões do personagem que, segundo o ator,  se acha uma espécie de Rui Barbosa, mas não tem habilidade para se apropriar da língua portuguesa". "Um dia, um vendedor de frutas me disse que sempre foi vítima da 'lei de Smurf'. Depois disso, o personagem adotou a expressão", disse ele.

O programa ainda relembrou outras frases do personagem, que viraram moda durante a exibição da novela, como "Felomenal", "Há malas que vêm de trem" e "O tempo ruge e a Sapucaí é grande".

TRAILER DO FILME "GIOVANNI IMPROTTA"

Segundo o ator, que passou cinco anos captando recursos para o filme, o personagem olha com humor para esse novo Rio de Janeiro, para essa nova classe média. "Usei o Giovanni para mostrar essa nova realidade. Ele nos faz pensar sobre o Rio, sobre nós e sobre o país".

Ana Maria Braga disse que Wilker tem uma voz sexy e perguntou se o ator se considera sexy. Ele respondeu que acha a língua portuguesa muito bonita e gostosa e que isso pode acabar refletindo em sua voz.