Topo

Escritor processa a Disney por plágio em "Piratas do Caribe"

Cena do filme "Piratas do Caribe 4" - Divulgação
Cena do filme "Piratas do Caribe 4" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/05/2013 16h06

O escritor de histórias de aventura sobrenaturais Royce Mathew, protocolou nesta quarta (28) um processo contra a Disney alegando violação de direitos autorais.

Mathew alega que a ideia de ter piratas que se transformam em esqueletos à luz da lua, usada na primeira aventura da série multimilionária, foi copiada sem autorização de uma história sua. As informações são do site da revista "The Hollywood Reporter".

O escritor já havia processado a Disney em 2005 pelo mesmo motivo, mas o processo foi arquivado em 2007, depois que o estúdio apresentou artes produzidas por Marc Davis, mostrando a transformação da atração de seu parque de diversões em filme. As artes seriam provas de que os elementos sobrenaturais da série "Piratas do Caribe" foram criados de forma independente.

Agora Mathew alega que as provas apresentadas pela Disney foram fraudelentas, usando como prova um livro publicado em 2009, que mostra as mesmas artes atribuídas a Marc Davis, mas creditadas a outro artista, Collin Campbell.

Para ter sucesso no processo, Mathew terá também que apresentar provas materiais de que seu trabalho não era apenas uma ideia, mas algo conretizado, de que a Disney criou algo substancialmente parecido.

O escritor está processando a Disney, A Buena Vista, o produtor Jerry Bruckheimer e outros envolvidos no filme.

Trailer do filme "Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra"