Topo

Crítica internacional destaca sisudez de novo Super-Homem

Do UOL, em São Paulo

11/06/2013 15h05

"O Homem de Aço", uma das estreias mais aguardadas do ano, estreia nos cinemas norte-americanos nesta próxima sexta-feira (14), mas a imprensa internacional já publicou suas impressões sobre o longa. A nova aventura do Super-Homem, dirigida por Zack Snyder ("300") e produzida por Christopher Nolan, responsável pela última trilogia de Batman, chega às telonas brasileiras só no dia 12 de julho.

O ar sério, introspectivo e até melancólico do personagem foi apontado como um aspecto negativo do filme para vários críticos. Para a revista “Variety”, além de ter o "queixo mais perfeitamente esculpido", Cavill também é o ator mais sisudo e melancólico que já deu vida ao personagem. “Falta aquele tom sarcástico de Christian Bale, no estilo Bruce Waine --e ele parece ter sido direcionado exatamente desta maneira”.

Trailer de "O Homem de Aço

A agência AP (Associated Press) também destacou o ar introspectivo do personagem e afirmou que isso fez da atuação de Cavill menos memorável que de seu par, Amy Adams, que encarna a repórter Lois Lane. "Ele é bonito e capaz, mas deixa escapar aquele brilho do Christopher Reeve. Pelo menos ele sorriu".

O site Digital Spy também comparou o novato com Reeve, mas elogiou a atuação do novo Super-Homem, dizendo que ele encarna uma figura impressionante, tanto dentro como fora da roupa vermelho e azul. "Ele aborda o papel sem um traço de ironia, o que significa que ele está de acordo com a gravidade do filme, mas talvez falte o encanto imediato de Christopher Reeve".

O jornal britânico “The Guardian” ironizou a ruga de preocupação que insiste em ficar no meio da testa do personagem o filme todo. “Como o personagem de Adams é mal construído, ela não pode fazer nada mais do que tentar servir de contrapeso para amenizar a expressão pesada de Clark”.

Já a revista "Hollywood Reporter" disse que Cavill tem uma presença agradável porque ele aceita aos poucos seu destino como super-herói. No entanto, o site da publicação brincou com o físico do artista. “Em uma cena em que ele pergunta ‘O que há de errado comigo, mãe?’, uma sequência de cenas com o ator sem camisa revela que não há nada de errado, mas que ele seria perfeito em ‘300’ e sem efeitos especiais”.                                                                                                                                                                                                                                                                  

Filme que não sorri
Publicações como a revista "Variety" e a agência de noticias AP criticam o tom sisudo do filme no geral. A AP diz que o filme fica mais de duas horas "sem sorrir". "Este não é o Super-Homem de meias vermelhas, trocas de roupa em cabine telefônica, mas uma das imagens de Cristo com naves espaciais". De acordo com a "Variety", "o tom sisudo e a estética implacável e ruidosa puxam para baixo essa atração brilhantemente comercializada".

Cavill se emocionou com o personagem

Cenas de ação
As críticas se dividem quando o assunto são as cenas de ação do longa. Segundo a "Variety", o diretor parece avesso à realização de uma única cena sem algo catastrófico. "Tem que ter Clark e seus amigos indo pra dentro de um buraco em um ônibus escolar ou a família do herói presa em uma estrada com um tornado se aproximando".

"A cada cinco minutos, uma desculpa é criada para que uma surpreendente cena de ação entre em jogo", diz o "The Hollywood Reporter". Apesar disso, o site diz que, na maior parte do tempo, o filme joga inteligente com o seu baralho de cartas de cenas de ação. Segundo o jornal britânico "The Guardian", a necessidade constante de empurrar a história para uma escala maior pode animar alguns fãs, mas cansar outros.

Química entre Lois e Clark
Segundo as publicações, faltou química entre o casal, vivido por Amy Adams e Henry Cavill. Segundo a revista "Variety", Lois descobre rápido demais a verdadeira identidade do Super-Homem e isso fez com o que o filme abandonasse a "química romântica entre os personagens que tanto animou versões anteriores da história". Já para o "The Guardian", nenhuma cena de ação pode compensar a inerte relação entre o casal principal.