Topo

CineOP começa nesta quinta com filmes sobre o Golpe Militar de 1964

Cartaz do filme "Brasil Ano 2000", de Walter Lima Jr. - Reprodução
Cartaz do filme "Brasil Ano 2000", de Walter Lima Jr. Imagem: Reprodução

DO UOL, em São Paulo

12/06/2013 17h05

A oitava edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto começa nesta quinta (13) na cidade mineira com uma programação que examina o Golpe Militar de 1964.

Antecipando os 50 anos da data, o festival apresenta uma mostra om a temática "1964-1969: O Cinema Brasileiro entre o Golpe e o AI-5", serão apresentados "Terra em Transe", de Glauber Rocha (1967); "Trilogia do Terror", de Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person e José Mojica Marins (1968); "Anuska, Mulher Manequim", de Francisco Ramalho Jr (1968); "Bebel, Garota Propaganda", de Maurice Capovilla (1968); "El Justiceiro", de Nelson Pereira dos Santos(1968); e "Brasil Ano 2000", de Walter Lima Jr (1968).

"Brasil Ano 2000" também é o filme de abertura da 8ª CineOP, na noite desta quinta, e o cineasta Walter Lima Jr. é o homenageado deste ano.

Além da vertente histórica, a mostra traz também apresentará a pré-estreia nacional de cinco logas, quatro médias e 30 curta-metragens, privilegiando produções que usam imagens de arquivo e dialogam com produções antigas.

Nesta seleção estão títulos como "A Primeira Vez do Cinema Brasileiro", de Bruno Graziano, Denise Godinho e Hugo Moura, sobre os bastidores de "Coisas Eróticas", primeiro filme brasileiro de sexo explícito; "Cine Holliúdy", de Halder Gomes, sobre a chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970, colocando em risco a popularidade das salas de cinema da região; "Mazzaropi", de Celso Sabadin, sobre o ícone do cinema caipira; "Ozualdo Candeias e o Cinema", de Eugênio Puppo, sobre um dos cineastas da Boca do Lixo; e "Sinais de Cinza, a peleja de Olney contra o Dragão da Maldade", de Henrique Dantas, sobre a vida do cineasta Olney São Paulo, cuja trajetória foi interrompida pela ditadura militar.

Diretores falam sobre o documentário "A Primeira Vez do Cinema Brasileiro"

Durante o evento, também será realizado o 8º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, que discute a preservação de filmes e produções audiovisuais.

A programação é gratuita.


8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
Quando:
13 a 17/6
Onde: Centro de Artes e Convenções, Cine Vila Rica e praça Tiradentes - Ouro Preto (MG)
Informações: (31) 3282-2366; www.cineop.com.br